sábado, 6 de setembro de 2008

...Respondendo ao desafio da Ana do Castelo...



Dublin, Dublin do meu coração. Há muito tempo, desde Portofino na Páscoa, (bem afinal não foi assim há tanto tempo) que não vinha com uma sensação de alegria e felicidade tão grande duma viagem. Mau mau foi afincar os cornos no trabalho, mas isso é outra história
Aproveitei um feriado recente, em Inglaterra, e basei para Dublin durante três dias. Ao tempo que lá queria ir, mas também prometi a mim mesma que só iria no pico do Verão, pois ouvi tantas vezes que tem dos piores climas do mundo. Apanhei chuviscos no sábado, um dia de sol no domingo e no último dia aguentou-se, só choveu mesmo ao final da tarde. Perfeito, portanto.
Dublin fica a uma hora de Londres de avião. É uma capital histórica, com boa oferta cultural mas o que gostei mesmo mesmo foi do povo, que é super simpático, e da zona de Temple Bar, onde estão concentrados umas dezenas de pubs, onde se toca música celta, ao vivo, se dedilha U2 aqui e acolá, e onde os gajos bebem cerveja Guiness como se de água se tratasse.Gosto tanto dos U2, gosto tanto de música celta que bem podia ter feito esta viagem mais cedo. Mas não interessa!!!
Antes de partir vi o filme de Michael Collins, para me preparar um pouco, em termos históricos, sobre a sublevação irlandesa, na segunda década do século XX, e a estranha relação que têm com os ingleses. E ainda bem que se libertaram, pois não precisam dos ingleses para nada.
A Irlanda, aliás, como todos sabem foi “vítima” dum milagre nos últimos 10 anos, que a tornaram o país com maior crescimento da Europa. Paga neste momento dos melhores salários, e está desenvolvida como o caraças, “unlike us”, apesar de profundamente católica...
Dublin é uma capital cara. Não se come uma refeição média por menos de 25 euros, mas os salários reflectem esse aumento de preços.Há também muito tempo que não via homens tão giros (nem em Itália, excepção feita aos padres do Vaticano), e mulheres também. Com umas cores de cabelo lindíssimas, avermelhadas e sardas. Também nunca tinha visto tanta criança com olho azul.
Para dizer a verdade, levei guias mas pouco me orientei, porque o que me deu um gozo tremendo foi andar perdida. Sim, fui à National Gallery, ao Trinity College (onde estudaram James Joyce, Óscar Wilde, entre outros), visitei a fábrica de cerveja da Guiness, e bebi um pouco da “pint” que me foi oferecida, visitei as principais igrejas, Dublin está repleta de igrejas antigas, mas o que gostei mesmo foi as duas vezes em que dormi, de papo para o sol, em dois jardins públicos, das lojas de bugigangas e livros antigos, e de beber o meu belo original “Baileys” no pub irlandês.
Oh pá, amei os pubs, os gajos bem humorados, a música, e os U2. Eu sei, estou a tornar-me repetitiva. E sabem que mais...?!! Tomei um belo café num bar onde estava a passar a música da Sara Tavares, do último CD. Verdade. Aliás, quero comprar esse CD porque é fabuloso... Deixo-vos então com estas notas, que nem travel tales são, e recomendo vivamente uma visita a Dublin. Entrou para o meu ranking de capitais europeias favoritas!!!

P.S1 - A minha última tara é comprar certos livros em certas cidades. Em Dublin, comprei o “Dubliners” do James Joyce. Antes tinha comprado as “Canterbury Tales” em Canterbury…
P.S2 – Daqui a sensivelmente três semanas há mais tales... Ana, ainda que com uns apontamentos breves, espero ter satisfeito o seu desejo em relação a Dublin :) xxx

4 comentários:

  1. Rubi,
    Primeiro, obrigada pelo teu trabalho em aceitares o meu desafio. És uma querida. Adorei ver as fotos e ter mais uma noçãozinha do que é aquela terra. Estás aprovada com 20 valores, mas também de ti só podia, né? Infelizmente, é um pouco carota para a nossa bolsa. Raios, porque é que uns hão-de ter tudo e outros népia? O mundo está muito mal dividido. Pronto, mas não era isto que eu queria dizer.
    Quem sabe se un dia este sonho não se torna realidade? Ver aquele verde todo, as igrejas, conhecer o povo como tu dizes e por aí fora.
    Só que nessa altura tenho de levar o genro comigo ele é maluco por tudo o que é céltico, tem livros sobre o tema, tem um anel com motivos celtas, enfim, não sou só eu cá em casa vidrado na Irlanda.
    Mais uma vez, muito obrigado.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  2. A mim já me convenceste!
    E tenho que admitir que me ri tanto com a expressão "afincar os cornos no trabalho" que a li em voz alta ao meu "moço" já para não mencionar a alta e sentida gargalhada que dei.

    ResponderEliminar
  3. Oi Ru,
    Que bom te ver novamente lá no meu canto.
    A sua dificuldade é que mudei o endereço do meu blog (inverti o nome), segue abaixo pra vc atualizar aqui no seu cantinho.
    Beijinhos

    http://codinomebeija-flor-esfinge.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. oi, passei bastante tempo sem vir aqui comentar, acho que 9 meses... :X
    eu estava sem saco pra blogues mas agora estou voltando, com algumas mudanças.

    mudei de: soubruno.blogspot.com para: soubruno.wordpress.com

    espero poder continuar contando com a tua audiência.
    deixa um comentário lá pra eu adicionar você nos links ;)


    abraço!!!

    ResponderEliminar