A Universidade de Leicester fez um estudo para apurar os países mais felizes do mundo. Os resultados revelam (para mim) algumas surpresas:
1 - Dinamarca: O país mais feliz do mundo tem 5.5 milhões de habitantes, e uma esperança de vida de 77 anos. Com um robusto nível de vida, e uma reduzida pobreza, a Dinamarca oferece um bom sistema de educação, quer no sector público quer no privado. Sendo uma população pequena, há uma grande união entre o povo. A qualidade do ar e das paisagens são também uma referência. O tempo não é grande coisa, mas isso parece não afectar o humor do povo.
2 - Suiça: 7.5 milhões de pessoas vivem na Suiça, e a esperanca de vida é de 80 anos. Situada no centro da Europa, e com paisagens que fazem as delícias dos postais, a Suiça tem uma taxa de criminalidade baixa, boas infraestruturas, os cidadãos praticam muitas actividades ao ar livre. A Suiça é casa para várias organizações internacionais, o sistema de saúde é dos melhores do mundo, e tem sido neutra no que toca a conflitos internacionais.
3 - Áustria: A população ronda os 8 milhões, e a esperança de vida situa-se nos 79 anos. A Áustria possui paisagens bonitas e muita riqueza cultural. Tem um bom sistema de saúde, rígidas leis de protecção do ambiente e um bom sistema de transportes. É também um país limpo e existe alguma pobreza.
4 - Islândia: Uma população pequena (300 mil habitantes) e uma esperança de vida de 80 anos. O país é pequeno mas o sistema político é generoso, em termos de serviços e de subsídios à habitaçao. A taxa de desemprego é baixa, tal como a pobreza, e a riqueza esta bem distríbuida. (Mas recentemente o país levou um tombo)
5 - Bahamas : A população das Bahamas não chega às 350 mil pessoas, e a esperança de vida é de 65 anos. Os cidadãos sabem gozar a vida, e tiram partido do tempo quente, das praias tropicais e boa comida. Apesar de existir pobreza, o tempo e o estilo de vida sem stress faz com que as pessoas sejam felizes. Segundo o estudo, a fusão das culturas europeia e africana, os fortes laços familiares e a cristandade contribuem para a felicidade das Bahamas.
6 - Finlândia: : Com cinco milhões de pessoas, e uma esperança de vida de 78 anos, apesar do tempo escuro e frio, e dos impostos altos, os finlandeses são felizes. A educação é gratuita, assim como o acesso à saúde,e, em geral, a riqueza e a pobreza extrema são raras.
7 - Suécia: Tem 9 milhões de habitantes, e uma esperança de vida de 80 anos, os impostos são altos e o Inverno longo. Contudo, a riqueza está bem distribuída e há um bom equilíbrio entre trabalho/vida familiar. A licença de maternidade e paternidade é longa, e a ajuda monetária às crianças é grande e dada a todos os casais. O sistema político é transparente, e há uma grande preocupação em assegurar a liberdade e igualdade entre os indivíduos.
8 - Butão : Pouco mais de 2.3 milhões de pessoas vivem neste país dos Himalaias. A esperança de vida é de 55 anos, e a taxa de literacia não é extraordinária. No entanto, os valores familiares são muito fortes, há um grande sentido de identidade nacional, as paisagens são soberbas e há um grande controle sobre a entrada de turistas, desenvolvimento e emigração. Basicamente, a população medita muito e está pouco interessada no dinheiro.
9 - Brunei: Vivem neste país asiático cerca de 380 mil pessoas, cuja esperança de vida é de 75 anos. O Brunei tem petróleo, é politicamente estável e é governado - há seis décadas - pela mesma família. O acesso à saúde é gratuito, assim como o ensino (incluindo universitário). O governo subsidia o arroz e o acesso à habitação. Não existe pobreza declarada.
10 - Canadá: Com uma população de 33 milhões de habitantes, e uma esperança de vida de 80 anos, o Canadá é muitas vezes ofuscado pelo vizinho a sul. Mas a forte identidade cultural, e a abundante beleza natural, ajudam a que a população seja feliz. A economia é forte, o sistema de saúde excelente e o crime muito baixo.
11 - Irlanda: Com uma população de 4 milhões de pessoas, e uma esperança de vida de 77 anos, a Irlanda era outrora um país pobre mas cresceu com a entrada na União Europeia. Alguns imigrantes voltaram a casa, o sistema de educação é bom e a vida relaxada. Contudo, ultimamente a economia tem levado uns safanões...
12 - Luxemburgo: Com menos de meio milhão de pessoas, e uma esperança de vida de 79 anos, tem o maior índice de produtividade do mundo. A educação é excelente, e o grau de literacia de 100%. O país é um dos mais seguros do mundo, e as paisagens bucólicas também ajudam a levantar o astral!
Um dia destes, sou capaz de fazer a lista dos mais infelizes!