sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Rainha Victoria

Acabei de ler este livrinho, uma pequena biografia da rainha Victoria. Uma soberana que deixou marcas profundas neste país, que viveu até aos 81 anos(1819-1901), numa época em que se vivia muito menos, e que influenciou a política de muitos países europeus.
Victoria tornou-se rainha quase sem esperar, embora a sua educação a preparasse para tal, e casou com o príncipe Alberto, um alemão. Foi ela que lhe pediu em casamento, pois já sendo rainha era assim que deveria ser, e amaram-se profundamente. Tiveram 9 filhos, Alberto morreu após 20 anos de casamento. Victoria esteve o resto da sua vida a recuperar da morte, e durante os primeiros anos retirou-se da sociedade, isolando-se nos inúmeros castelos britânicos.
Foi uma mãe extremosa, por vezes severa, influenciou a ciência, a cultura e a arquitectura. Cinco das suas netas tornaram-se rainhas de outros cinco países europeus: Roménia, Noruega, Espanha, Grécia e Russia. Uma mulher fascinante. Fica a minha intenção de ler uma biografia mais completa, e de explorar a vida de outros elementos da família. Depois partilho!

Sem comentários:

Enviar um comentário