sábado, 30 de outubro de 2010

Do casamento muculmano

A pedido dos leitores, deixo a minha impressao sobre o casamento muculmano a que assisti na sexta. Obviamente que o termo de comparacao sao os casamentos catolicos portugueses. Os indianos e culturas semelhantes sao muito dedicados 'a familia. Quando organizam festas e' para a aldeia toda. 400 pessoas foram convidadas e havia imensas criancas. Taxa de natalidade baixa nao e' ali um problema.
Foi uma cerimonia muito rapida. So' para terem nocao, estava marcada para as 7:30 da noite e por volta das 11 tinha terminado. A noiva, com as vestes tipicas de cor creme, foi a primeira a chegar ao sitio. Ela e' que espera pelo noivo, sentada num palco montado para o efeito.
O noivo demorou-se, apareceu usando as vestes muculmanas e toda a cerimonia religiosa desenrolou-se tendo como protagonistas o mentor religioso, o noivo e o pai da noiva. Reparei que, quando comecaram as oracoes, as mulheres na sala cobriram a cabeca, em respeito penso eu.
Depois, o noivo diz que aceita casar perante o pai da noiva e ela esta' la' em cima quietinha e sem voto na materia. Sei que foi um casamento por amor, mas tudo e' organizado previamente. Ou seja, a noiva ja' disse que quer casar com ele. A partir dai, sao os homens que tratam e decidem o resto.
Apos a cerimonia, na mesma sala e' servido o jantar aos convidados. Enquanto isso, o novo casal - ja' juntos - observa os convidados e o servir do jantar mas nao comem. So' depois de termos jantado, e terem recebido os cumprimentos dos convidados, o novo casal, e os respectivos pais de cada um, senta-se para jantar.
Como nao ha' danca, os convidados vao se despedindo e saindo. Gostei de assistir porque aprendi imenso. Mas acho uma cerimonia de certo modo triste, por nao haver danca. Segundo me disseram, nao e' suposto sequer a noiva estar contente porque vai deixar a sua familia e fazer agora parte da familia do marido!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Que simpáticos eles andam...

No outro dia, li algures na net que a Bárbara Guimarães tinha dado à luz a uma menina. As reportagens traziam fotos da bebé, e videos, indicando que o casal não tinha problemas em mostrar a cara da filha. Ora isto tudo parece muito bem, não tivessem eles uma atitude completamente diferente no passado. Lembro-me, até, que o Carrilho tirou a máquina a um fotógrafo que conseguiu fotografar o filho, levou para casa, apagou as fotos e depois devolveu a máquina. O casamento entre ambos também foi mais que escondido das câmaras. Acho que as pessoas tem todo o direito em manter a sua privacidade, e não têm de andar expostas se assim não o desejarem. Nada mais natural. Só que o comportamento destes dois há muito que é tudo menos natural. Eu diria que é calculado, eleitoralista e manipulador. Esconderam sempre o filho mas depois usaram-no num video, para a campanha eleitoral de Carrilho à câmara municipal de Lisboa. Uma campanha - aliás - em que mais parecia que a Bárbara é que era a candidata. Felizmente o povo deu um cartão vermelho a esse senhor. Agora a atitude mudou. Mostram a filha com dias de vida. Isto não deve ter nada a ver com o 'saneamento' político recente de Carrilho. É aguardar os próximos tempos para perceber o que estes dois estão a arquitectar... No fundo, no fundo, os nossos brandos costumes ainda irão permitir que o homem chegue a primeiro-ministro ou PR. Será que nessa altura volta a dar milhares de euros, de financiamento, a um programa da mulher? Ou foi só para a engatar que na altura o fez? E quem se lixa é sempre o mexilhão!!!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sofa' e DVD!


As ultimas semanas tem sido muito agitadas, cheias de obrigacoes e poucas horas de sono para regular o sistema. Sinto a falta das rotinas mimosas, o simples abancar no sofa para ver um filme. Mas acho que, para breve, posso contar com uns dias mais serenos. No fundo, no fundo, sao so' dos pequenos mimos que precisamos para voltar a ter equilibrio. Claro que umas ferias nas Caraibas faziam milagres. Mas por agora, tempo para 'sofazar' e ver um filme e' tudo o que eu quero!

Panna Cotta

Depois de ter resolvido X, Y e Z fiquei com um nó na garganta. Planeei um serão calminho, na companhia de mim mesma. Mas o tiro saiu pela culatra, e fiquei 'trancada' na rua, com um frio de rachar. Prestes a desmanchar-me em lágrimas, resolvi afogar as magoas devorando dois Panna Cotta... Sofreguidão que soube bem  mas nada resolveu. Foi-se o esforço do ginásio!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Italo Calvino - O Barao Trepador

Ando a ler este livro aos solavancos. E cada vez que o apanho, e avanco um capitulo, fico maravilhada com a escrita. Penso que quando for grande quero escrever assim, como o Italo Calvino. O problema e' que ja' sou grande, e nao ando nem la' perto. Uma escrita original - apesar de um classico se tratar - e uma delicia de conto!

Clap, clap, clap!

E' pa', o mano respondeu. O mano deixou - pela primeira vez - um comentario!!! :)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Está na moda, pronto!

Os 'cupcakes' estão na moda. O Starbucks também. Para o 'efeito carneirada' em muito contribuíram, no primeiro caso, séries como 'Sex and the city'. Em Londres, encontram-se cupcakes lindos mas sem sabor nenhum. Merecem uma fotografia, mas não merecem ser comidos, salvo seja. Aliás, se estivesse em Portugal queria lá saber de cupcakes. Com a pastelaria deliciosa das casas de fabrico próprio que temos nao iria comer bolos de plástico. Quanto ao Starbucks, até compreendo o apelo de um espaço que permite tomar um café com leite magro ou de soja, se quisermos, com variantes ao nível do sabor e das versões light e de verão. Mas, uma vez mais, inclino-me para os cafés portugueses, aromáticos e de grande qualidade. Em nada comparados à água de batatas de alguns cafés do Starbucks. Mas, claro está, é só a MINHA opinião...

sábado, 23 de outubro de 2010

Sim, às vezes (muitas vezes) escrevo num teclado inglês. Nada mais natural, vivo em Londres e o portátil com teclado tuguinha nem sempre está por perto... E, claro, quem sofre são os acentos. Mas se vos causa comichão não leiam. Aproveitem e trabalhem para os orgasmos!
E com um simples sms mudei-lhe os planos. Just like that!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Ha' musicas perfeitas!

Nova experiência!

Hoje vou a um casamento muçulmano. O rapaz é meu aluno e é das Ilhas Maurícias. A futura mulher é do Sri Lanka, se não me engano. É a primeira vez que assisto a um casamento muçulmano, estou curiosa. Perguntei-lhe como devia ir vestida, se havia restrições ao nível das cores etc. Ele disse que podia levar o que quisesse, desde que fosse decente. Ou seja, nada de decotes ou mostrar ombros. Assim será, não quero atrair olhares venenosos. Calculo que demonstrações de afecto (beijinhos etc) também não sejam bem vistas. Eu porto-me bem!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Gosto!

Gosto da minha capacidade de - mesmo num dia mau - conseguir ser sarcastica e muito divertida. Ela diz que riu compulsivamente, ate' chorou de tanto rir, com a minha resposta. Ontem foi uma sala inteira a rir, durante varios minutos. E' bom conseguir provocar estas reaccoes mesmo quando sentimos que as paredes se estao a deslocar, e ameacam cair sobre nos. Ate' porque a calma, e a confianca, tem de vir de dentro. Nunca de fora!

A frase da semana:

«Não podemos esquecer que os professores de todo o mundo estão a adoecer colectivamente. Os professores são cozinheiros do conhecimento, mas preparam o alimento para uma plateia sem apetite. Qualquer mãe fica um pouco paranóica quando os seus filhos não se alimentam. Como exigir saúde dos professores, se os seus alunos têm anorexia intelectual?» 
(Auguste Cury)

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ha' dias de sorte!

 
Em que compramos 'aquele' vestido, que parece ter sido feito para nos, e com 75% de desconto!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dreaming...

E, de repente, dei por mim a pesquisar voos e hoteis para Janeiro/Fevereiro. Em qualquer ponta da 'bota', pois nao ha' parte que nao queira conhecer. Parece que se vai tornando tradicao... Que a primeira viagem do novo ano seja para a 'minha' amada Italia. Mas por enquanto, nao passa mesmo de um sonho!
Ha' 3 noites a dormir mal. Dava jeito dormir umas valentes horas!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Quotidiano

Mudancas, algumas, valentes. Familia por perto durante uns dias que pareceram horas. O tempo, esse, estava mesmo a portar-se bem, nem muito frio nem muito quente. Nada mau para quase final de Outubro. Entretanto, a familia regressou, o coracao escureceu e o tempo esta' frio, bem mais frio. Entra-se naquela fase em que o Outono parece querer dizer adeus, quando ainda mal chegou. A epoca de manter a manta no sofa e beber muita coisa quente. As previsoes falam de neve na Escocia e norte de Inglaterra. Espero que demore a chegar ca' em baixo!
Ha' dias em que apanhar uns idiotas pelo caminho facilita imenso a tarefa :)!

sábado, 16 de outubro de 2010

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

''Sorry for my french'', mas e' engracado!

Uma viúva, ao casar pela 11ª vez, diz carinhosamente ao marido:
- Meu Amor sou virgem!

- Como? Não foste casada 10 vezes? Disse o marido:

- Sim, disse ela, mas aconteceu o seguinte:

O 1° era político, só prometia e não cumpria;

O 2° era bancário, só entendia de fundos;

O 3° era poliglota, só entendia de línguas;

O 4° era massagista, só esfregava;

O 5° era caçador, só gostava de veado;

O 6° era médico, só examinava;

O 7° era juiz substituto, não tinha vara;

O 8° era coveiro aposentado, não enterrava mais;

O 9° era perfumista, se contentava só com o cheiro;

O 10° era do PS, quando estava por cima não fazia nada.
E agora, minha esperança é você...

Então o marido diz:

- E porque eu?
- Porque você é Funcionário das Finanças, tenho certeza que vai me foder...

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Portrait of a lady

Uma jovem americana, independente, inteligente, curiosa, irriquieta. Vem viver para Inglaterra - em 1870 -para junto de familiares ricos e tem uma série de pretendentes. Sendo bonita, e de boas famílias, o natural era que casasse bem e seguisse as regras da sociedade. Só que Isabel Archer (Nicole Kidman) não quer casar. Quer antes aprender, conhecer o mundo, viajar, conhecer pessoas. Quer matar uma curiosidade infinita. Herda uma grande fortuna quando o tio morre, e parte para conhecer o mundo. Mas o inesperado acontece. Em Itália, e através de um plano arquitectado por uma suposta amiga, apaixona-se por um dominador/manipulador emocional (John Malkovich) e casa-se. A partir daí, vive em função do casamento e como instrumento do marido. O filme é melhor do que pensava. Baseado no clássico de Henry James (Portrait of a lady), tenho a certeza que o livro é ainda melhor que a adaptação ao cinema, tenho que ler.
Quanto à mensagem, acho que o que posso dizer é mesmo o que senti: que odeio manipuladores emocionais que julgam que ao serem vagos se tornam interessantes. Que por serem cultos, e distantes, são fascinantes. Em mim provocam vómitos. Conheco uns quantos e odeio homens assim. A suposta superior intelectualidade, e inacessibilidade, para mim vale m... Sobretudo quando se fazem ao terreno. Mas vale a pena ver o filme!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Pre-Pos-Pri-Pra-Pru

Nao sabia que em Portugal - ou ate' mesmo ca' - se fazia a diferenca entre os mestrados pre e pos-Bolonha. A diferenciacao ate' faz sentido. Mas com os facilitismos no ensino que vejo actualmente pensei que nao se fizesse essa distincao. Logo conclui que o meu mestrado era pre-Bolonha. Porque foi acabado em 2006, e so' fui a Bolonha este ano em Janeiro. AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!! 

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

America Latina

A atribuicao do nobel a Mario Vargas Llosa despertou em mim uma paixao antiga. Pela historia, cultura e literatura da America Latina. Em tempos, cheguei a considerar ir viver para Sao Paulo ou Buenos Aires para fazer mestrado em Estudos Latino-Americanos. Depois, como tinha feito essa especializacao no ultimo ano da licenciatura em Lisboa, Londres e o Turismo acabaram por ser a opcao. Nao estou arrependida mas sinto-me saudosa, com vontade de voltar a desbravar esses temas, uma zona do Mundo tao rica, colorida e fascinante. Uma saudade que doi... 

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

RIP Paula Escarameia (1960-2010)

Acabei de saber da morte da Doutora Paula Escarameia. O ISCSP esta' mais pobre. Era uma grande academica, com um curriculo invejavel - doutorada pela Universidade de Harvard - foi tambem a primeira mulher e portuguesa a ser convidada para fazer parte da Comissao de Direito Internacional das Nacoes Unidas e era juiza do Tribunal de Haia. Era tambem uma pessoa com uma extraordinaria humildade, simpatica e sempre pronta a ajudar. Postura em nada comparada a outros doutores com menos curriculo. Tinha apenas 50 anos. Portugal e o ISCSP estao mais pobres. 
E claro que muita gente nunca ouviu falar desta brilhante pessoa, com imensos livros/artigos publicados. Nao se trata de futebol, nem de acucar nos morangos, nem de mamas de silicone...  

Victoria and Albert-1



A historia de amor entre a rainha Victoria e o principe Albert e' um tema que provoca paixoes, curiosidade e muito debate na sociedade inglesa. Nem vou entrar em pormenores sobre a importancia do periodo victoriano. Mas achei logica e curiosa a referencia, neste documentario de grande qualidade, sobre a infancia miseravel que ambos tiveram e de como esse 'pormaior' os fez querer ter uma familia solida, cheia de amor e numerosa.Victoria era a unica herdeira legitima ao trono.
Com a morte do pai, a mae dominou a sua infancia e criou um rigido sistema de guarda e dominio de todos os seus passos. Nao teve uma infancia feliz, nao podia pensar por si propria. Albert, que era alemao, viu o pai ter imensas amantes e a mae a sofrer. Quando a mae teve um caso amoroso com outro homem, o pai fe-la desaparecer. Albert tinha seis anos e nao voltou a ver a mae. Curioso como estas vivencias, e falhas afectivas, os fizeram querer ter exactamente o contrario. E tiveram. Amaram-se, tiveram 9 filhos, ficaram 21 anos casados, ate' 'a morte de Albert. Depois disso, Victoria viveu 40 anos de luto. O documentario divide-se em 3 partes. Deixo aqui a primeira.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Malas

Um colega traz-me uma mala em pele - linda - da Turquia. Outro diz que tambem tem uma mala para oferecer. Sim, eles sabem que adoro malas (acho que tambem tenho demasiadas), mas dai a me oferecerem os dois uma mala... Doidinhos...E...Queridos!!!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

No, no, no, no!

Detesto bancos. Detesto quando me tentam vender tudo e mais alguma coisa, a aconselhar a melhor conta poupanca que a minha nao presta etc e tal. Estao sempre a tentar ver como nos chulam - nao basta por la' o nosso dinheiro - e eu estou sempre a dizer no thank you, no thank you. It is my money, I do whatever I want!

Informacao num bar da Ribeira Brava (Madeira)

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Piano e aspirador...

A sala tem um piano. Sim um piano. O senhorio disse que deixava tudo e so' tiraria o que nao quisessemos. Mas nao tem aspirador. "E' que so' sao obrigados a colocar o essencial na casa", disse o agente imobiliario. O piano e' essencial, o aspirador - numa casa com alcatifa - e' superfluo... Oh god, I am I loosing something?! :)

Cartaz

Quando estive em Lisboa, em Agosto, fui a uma farmacia e havia um cartaz com a seguinte mensagem: se precisa de medicamentos e nao tem dinheiro nao os deixe de comprar, nos temos a solucao.
Fiquei a pensar o que sera' que isto significa mesmo, se darao credito para medicamentos. Dar esta informacao aos clientes so' pode querer dizer que ha' muita gente que nao consegue comprar os medicamentos que precisa. Que pais e' este?!