terça-feira, 19 de julho de 2011

Habitos


Numa troca de emails recente, com um querido amigo que vive em Portugal, fiquei a saber que  apesar de estar na empresa onde trabalha ha’ bastante tempo, auferir um bom salario e ter habitos proprios duma pessoa de classe media-alta, as coisas tem vindo a mudar bastante.
O meu amigo, trabalhador dedicado, gosta de gozar a vida, viajar e ficar instalado em bons hoteis, jantar fora com alguma frequencia, consumir cultura, etc. Uma vida como tantas outras.
Acontece que a empresa onde trabalha, um banco, fechou imensos balcoes de norte a sul do pais. Mandou varias pessoas para o desemprego e, entao, o panico instalou-se. O meu amigo esta’ preocupado, a pensar se o seu posto estara’ em risco, e comecou a mudar certos habitos,  para poder poupar.  
 Uma das medidas foi parar de almocar fora todos os dias. Agora leva almoco para o trabalho. Tambem deixou as jantaradas e esta’ a poupar mais. E foi precisamente este o ‘ponto’ de discussao nos nossos emails. Uma das colegas lancou-lhe um olhar desaprovador, quando o viu com lancheira e almoco caseiro, mas na semana seguinte estava a fazer o mesmo.
Ja’ tive este debate com amigos, alguns discordam de mim. Acho que em Portugal o levar almoco para o trabalho e’ visto como coisa de pobre, ou de profissao nao qualificada, enquanto que em Inglaterra ou nos Estados Unidos e’ pratica comum. Pessoas com grandes cargos, e ordenados, tambem levam almoco para o trabalho. Nao e’ de todo visto como habito de um 'ser menor'. Come-se melhor, poupa-se tempo e dinheiro. Eu, por exemplo, nem tenho hipotese de nao o fazer porque trabalho numa zona industrial, onde nao ha' nada ‘a volta. Mas mesmo quando trabalhei no centro do centro de Londres levava almoco.
E’ verdade que em Portugal come-se bem e nao se paga muito. Aqui nao e’ assim. Mais do que o poupar dinheiro, e’ a qualidade e variedade que nao existe. Acabaria por comer muito mal se nao trouxesse almoco. No entanto, o que me intriga e' que os ingleses nao tem esta visao. As empresas, na sua grande maioria, tem cozinha, microondas e uma sala onde os funcionarios podem almocar e relaxar. Acho parva a ideia de que e’ um habito de pobre. E claro nos somos ricos, nem precisamos de ser socorridos pela Alemanha e pelo FMI. E pelo meio vao tambem as saidas diarias para o cafe', os pequenos-almocos na padaria da esquina, etc. So' luxos.

P.S - Que nao haja duvidas de que prefiro mil vezes os nossos habitos de socializacao. Mas a questao nao e' essa. Gosto pouco e' desta visao tacanha...

1 comentário:

  1. É de facto tacanha. Eu tenho a sorte de viver a poucos minutos do meu local de trabalho. No entanto, se tivesse de almoçar fora creio que não aguentaria muito tempo. Além do dinheiro gasto, a saúde também iria sofrer. Por muito bom que seja um restaurante, coloca sempre mais condimentos na comida do que nós em casa. E os mesmos os ingredientes, nunca sabemos até que ponto são ou não frescos e de qualidade. A crise tem afectado também alguns restaurantes e por isso duvido que consigam manter os preços sem mexer na qualidade.

    ResponderEliminar