domingo, 31 de julho de 2011

Majorca

 Praia tão boa

 Vista pela manhã!

 Costa na zona Oeste

 Edifício histórico na capital

Mercado de Palma

Catedral de Palma

Porto de Palma

Livraria antiga

Valdemossa

Catedral de Valdemossa

Valdemossa

Apartamentos de Chopin e George Sand

Vila de Soller

Antigo comboio

E assim se passou uma semana relaxada, solarenga, com mar e passeios em Majorca. Um destino tão óbvio que não foi antes prioridade. Fiquei surpreendida pela positiva. Sabia que era popular e de massas, muito dominada pelos britânicos e alemães. Não sabia que era tão grande, ao ponto de haver confusão e massas para quem quer, e calma e praias quase desertas para quem as procura. Praias com um toque caribenho mas com àgua mais fresca. Paisagens lindíssimas, história, vilas rurais encantadoras, vida nocturna de loucos, ainda me rio quando me lembro. Magaluf, por exemplo, é dominada pelos bifes, e é ver bifas na rua à noite usando só lingerie, ou vestidos esburacados que mostram a roupa interior, bebedeiras e muita música.
Encantei-me com Deia e Valdemossa, vilas rurais declaradas, há um mês, património comum da humanidade. Chopin e George Sand viveram em Valdemossa durante o Inverno de 1838. Michael Douglas e Catherine Zeta Jones têm ali perto uma mansão de férias. Gostei da vila de Soller e fiz a travessia pelo trilho das laranjeiras, que liga Soller à capital da ilha, Palma. Um comboio de madeira construído em 1912 que continua a escalar a montanha. Uma experiência a não perder. Palma, a capital, também tem muito para oferecer. Não explorei tanto como normalmente faço porque nesse dia estava muito calor. E eu com calor na mona fico tipo barata tonta, à procura da sombra e mal disposta. Ainda assim deambulei pela parte antiga e visitei a catedral. Depois foi o mar, o nadar e apanhar sol, as sestas regulares após o pequeno-almoço e almoço. A determinada altura senti que não havia osso no meu corpo que não estivesse relaxado. Histórias muitas mas vou contando aos poucos. Por hoje, fica um gostinho.

6 comentários:

  1. Não conheço.
    Durante doze anos ajudou-me na tarefa de passar a ferro a D. Luzia que todos os anos "tirava" Julho e Agosto para voltar a Palma e trabalhar na casa de férias dos patrões espanhóis, onde permaneceu décadas. Acho que eram antigos banqueiros e o seu palacete ficava ao lado da casa do pintor Miró.

    Ainda não consegui concretizar a sugestão da minha Luzia.
    Quem sabe se é desta...

    Bom regresso!
    Hum Hum...que belo bronze!!!

    ResponderEliminar
  2. Era uma vez: e' curioso notar que Majorca tem imensos cantinhos onde se encontram esses palacios e mansoes, areas 'ocupadas' somente pela classe alta. Essa mistura de turismo de massas e de luxo deixou-me bem impressionada. Mistura no sentigo de que ha' espaco para todos, pois as zonas geograficas estao bem diferenciadas e delimitadas. Por isso digo que ha' barulho e confusao para quem quer e calma e exclusividade tambem. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. E amanhã vou eu para lá. (E bem podia ser hoje, que hoje o tempo faz lembrar o natal). Espero vir tão satisfeita quanto tu. :)

    ResponderEliminar
  4. Pecola: espero que se divirta muito. Quero voltar a Majorca, so' estive numa parte da ilha e e' tao grande que gostava de explorar o norte e a zona leste. Beijinhos e 'optimas ferias!

    ResponderEliminar
  5. Já voltei e adorei! O azul do mar, a temperatura de noiteFiquei mais pela zona de Palmanova, mas ainda fui de barco até Palma, ver a catedral e passear pela zona das lojas. Também gostava de ter ido a outros sítios (Formentor, por exemplo), mas como o propósito das férias era mesmo o descanso, os 8 dias não iam dar para tudo. Vai para uma próxima. Obrigada pelo post, já que fui para Maiorca a pensar nele. =o)

    ResponderEliminar
  6. Pecola: uma semana nao da' para tudo, tambem tive a mesma nocao. Mas assim e' bom que ficamos com vontade de voltar. Beijinhos

    ResponderEliminar