quinta-feira, 29 de maio de 2014

Corfu, Paxos e Antipaxi

Estive 10 dias na Grécia. As primeiras férias em três anos e estava tão necessitada delas que nem quis esperar pela certeza de melhor tempo, e muito menos pelas enchentes do Verão. 

Após algumas pesquisas, optei por escolher Corfu como a ilha de pouso mais permanente, e não me arrependo da escolha.

 Corfu Town

São sete as ilhas Iónicas: Corfu, Lefkadas, Itaca, Paxos, Antipaxi, Kefalonia e Zantes. Corfu é a segunda maior e uma das mais visitadas. É um pouco mais pequena que a Madeira, muito verde a norte e com bolsas de turismo de massas aqui e ali, mas não em todo o lado.

Corfu Town

Quando andava a fazer pesquisa sobre a Ilha, para ter uma ideia sobre o que visitar e esperar, foi difícil encontrar textos em português. Há imensa informação em Inglês em todo o lado, mas como o que encontrei em Português foram dois ou três textos de viajantes Brasileiros, que estiveram em Corfu por 1 ou 2 dias, ou apenas algumas horas, achei que poderia fazer um pouco de 'serviço público' e contar algumas das minhas experiências e impressões, para ajudar futuros viajantes.

 Aeolos Beach

Uma das primeiras decisões foi a de não ficar no sul da ilha mas mais a norte. A zona de 'Kavos', no sul, é conhecida como sendo a de grande turismo de massas britânico. De hotéis de qualidade duvidosa, muito bar para se embebedar, muitas lojas etc. Não sei se é realmente um sítio a evitar, porque não estive lá, mas sabia que queria ficar numa zona mais calma e com menos turistas.

Escolhi Perama e recomendo vivamente se estão à procura de tranquilidade. O aeroporto de Corfu fica a 15-20 minutos, os tranfers para o hotel fazem-se rapidamente. Corfu Town, a capital, fica a meia-hora de autocarro, Kanoni com o seu belo mosteiro no mar fica mesmo ao lado, assim como uma das maiores atracções turísticas da ilha que é o Achilleon Palace. Este palácio foi mandado construir pela Imperatriz da Austria e rainha da Hungria, Elizabeth, também conhecida como Sissi, que passou temporadas na Madeira para curar a tuberculose. E com isto já vos disse muito.

Kanoni

Achillieon Palace

Em Corfu o que é imperdível, na minha opinião, é visitar a capital que tem uma grande influência arquitectónica italiana, ou mais precisamente, veneziana. A parte antiga da cidade é património mundial da Unesco, e também tem muitas lojas giras, com muitas recordações feitas em madeira de oliveira, e outros feitos com essa madeira e azeite. Corfu Town também tem cafés muito giros para passar o tempo a observar o Mundo. A não perder; as duas fortalezas da cidade e também o Mon Repos  Palace, onde nasceu o Duque de Edimburgo, o príncipe Filipe, que é marido da rainha de Inglaterra. Sim, porque o senhor é grego para quem não sabe.

Depois, como disse, vale muito a pena visitar o mosteiro de Kanoni e a ilha de Pontikonissi. Como o hotel onde fiquei não estava longe destes sítios, fiz uma caminhada de cerca de uma hora até lá. É muito bonito ver o mosteiro instalado em cima do mar, e tem uns cafés onde se podem fazer umas fotos panorâmicas lindas.

O Palácio de Achilleion também foi feito com um passeio a pé. O hotel onde fiquei está estrategicamente espalhado num pequeno monte, com acesso a mar e praia privada. Subimos até o topo do hotel, apanhamos a estrada e,  em pouco menos de meia-hora, chegamos ao Palácio da Sissi. É uma atracção a não perder porque é bonito, a história da monarca é interessante, tem óptimas vistas sobre a capital e o mar, e por lá viveu também o Kaiser Willhelm II, imperador da Alemanha e Rei da Prussia até 1918.

Sissi
O sul de Corfu tem as melhores praias e o norte as paisagens mais bonitas. Uma das maiores atracções turísticas, pela beleza natural que tem, é Paleokastritsa. É uma vila na zona oeste da ilha com várias praias e uma paisagem luxuriante, muito verde. Há lá uma rocha no mar que - segundo a lenda - é o barco da Odisseia que trouxe Ulisses as estas paragens. A melhor forma de ver esta paisagem é subir até à vila de Lakones, onde se consegue uma panorâmica e há muitos cafés com terraços mesmo a convidar os turistas a fotografar. Depois desce-se até às praias de azul turquesa que são lindas, e aconselho também uma visita ao mosteiro, que até é de entrada grátis.

Paleokastritsa

Ulisses...

Outra das maravilhas para quem fica durante uns dias é poder fazer cruzeiros a outras ilhas. Os mais populares são o cruzeiro às ilhas de Paxos e Antipaxi que recomendo vivamente. A ilha de Paxos é pequenina mas linda; parece saída de um conto de fadas, verde e ao mesmo tempo algo árida, com muitas oliveiras com casinhas e igrejas por todo o lado. A população é de 2300 habitantes e existem 75 igrejas. Uma loucura. A pequena vila de Lakka e a capital, Gayos, são as mais visitadas. Passamos lá a manhã, demos a volta à ilha numa excursão que demorou uma hora e depois almoçamos num sítio simpático junto ao porto de Gayos, a capital. Dá claramente para ver que é uma ilha para turistas endinheirados por ser tão insular. Não há aeroportos e tudo chega de barco! Não há também muitos hotéis, mas vi belas casas salpicadas pelos montes e junto à costa. 

 Gayos, Paxos

Lakka, Paxos

Depois demos um saltinho à ainda mais pequena ilha de Antipaxi, que tem praias azul turquesa como nas Caraíbas. Nesta praia, só existem três tasquinhas que estavam fechadas, mas abrem durante a época alta. Por isso, pouco há mais do que apenas mar e sol. Perfeito!

Antipaxi
Há também excursões à Albânia que não fizemos. Tenho esta pancada de não misturar países. Prefiro explorar o país onde estou do que estar a dar pulos a um país ao lado. Cada país merece total atenção, mas isto sou eu.

Albânia

Achei piada ao facto de os cães e os gatos que encontrei estarem quase sempre deitados a dormir e a descansar. Os poucos que encontrei de pé, andavam lentamente e tinham um ar tão ensonado que dava vontade de rir. Cheguei a pensar que ou são drogados ou há qualquer coisa de errado com a comida que dão aos animais.



Uma das melhores forma de conhecer Corfu é alugando um carro. Em dois dias consegue-se ver a ilha toda, sem andar a correr. Para além do que já mencionei, no dia que visitámos Palaiokastritsa fomos de carro pelo interior norte e fizemos - a partir da vila de Sidari - toda a costa de mar até à capital. Sidari é um destino de massas mas é simpático, e tem o famoso canal do amor. Parámos depois em Rodas e Kassiopi, adorei esta última vila portuária. Sossegada, com casas e lojas simpáticas e a Albânia ali em frente. É tão perto que penso que de barco deve levar menos de meia-hora a lá chegar. Nesta zona também se encontra o que os britânicos chamam de 'Kensington on Sea', onde os milionários, que vivem em Londres em zonas como Chelsea e Kensington, alugam mansões ou têm a sua própria mansão junto ao mar. Há casas e paisagens de sonho. 

 Blue Lagoon

Corfu não é a típica ilha grega de casas brancas. É conhecida como a Ilha Amarela, apesar da sua paisagem verdejante.

 Vila de Lakones

Algo menos positivo é o facto de haver muitos edifícios abandonados, que foram começados e estão por acabar, assim como cafés e hotéis fechados. Não dão a melhor das imagens, mas a recessão tem sido o que se sabe e sente...

Assim em género de conclusão, Corfu oferece boas praias e bom tempo a partir de finais de Maio. A comida grega é óptima, e os gregos são super simpáticos e muito parecidos connosco. A ilha tem uma história muito rica porque já foi italiana, inglesa, francesa e finalmente grega. Há um feliz equilíbrio em termos de paisagens naturais e edifícios de interesse histórico. E para quem quer, também há destinos de massas (Kavos, Sidari, Roda) e muita vida nocturna. Recomendo vivamente!

11 comentários:

  1. Claro lol. Ou ia chamar de literatura?! :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada!
    Adoro as tuas resenhas viajeiras :-) Sempre muito ecléticas, isentas, mas apaixonadas. Fico sempre com vontade de ir também!
    Namasté!

    ResponderEliminar
  3. Nem de propósito, que coincidência. Tenho viagem marcada para Corfu em Julho! :)

    ResponderEliminar
  4. Ai que bom. Espero ter ajudado ;)!

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado por esta partilha.

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Tenho viagem marcada para Corfu em Julho e gostaria de saber se é uma ilha cara. Gostaria de não apenas fazer praia mas também de ir a museus, visitar pelo menos mais uma ilha, etc... vou ficar 9 dias. O que me aconselha e quanto que acha que deveria levar no mínimo. Desde já um muito obrigada pelo texto publicado que está um máximo e que acaba por ajudar imenso.

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Tenho viagem marcada para Corfu em Julho e gostaria de saber se é uma ilha cara. Gostaria de não apenas fazer praia mas também de ir a museus, visitar pelo menos mais uma ilha, etc... vou ficar 9 dias. O que me aconselha e quanto que acha que deveria levar no mínimo. Desde já um muito obrigada pelo texto publicado que está um máximo e que acaba por ajudar imenso.

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Tenho viagem marcada para Corfu em Julho e gostaria de saber se é uma ilha cara. Gostaria de não apenas fazer praia mas também de ir a museus, visitar pelo menos mais uma ilha, etc... vou ficar 9 dias. O que me aconselha e quanto que acha que deveria levar no mínimo. Desde já um muito obrigada pelo texto publicado que está um máximo e que acaba por ajudar imenso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helda, ainda bem que o texto ajudou. Corfu tem um bom equílibrio em termos de cultura e praia, dá para fazer tudo. Para além do Palácio que recomendo no texto, na capital há o Mon Repos Palace o Museu Bizantino e o Museu de arqueologia. Não achei Corfu uma ilha cara, mas claro que isso é relativo porque como vivo em Londres acho o sul da Europa bem mais acessível, e como fui para um resort com algumas refeições incluídas, não gastei muito.Se quiser pode me adicionar no facebook (Penseiquesabia) e posso responder a questões mais específicas. Abraço!

      Eliminar