Andava há muito tempo para visitar o museu de Twickenham, nos arredores de Londres. Como trabalho nesse município, fui adiando a visita para uma altura mais oportuna. Esta semana, durante a hora de almoço, dei lá um pulo. Já me tinham dito que o museu tinha alguma informação sobre um residente famoso do passado, o último rei de Portugal, D. Manuel II.
Foi para Twickenham que veio viver no exílio, após a implantação da república em 1910. Ainda bem que fui ao museu. Ainda não tinha conseguido encontrar uma fotografia da casa onde viveu o monarca, Fullwell Park, apenas tinha visto serigrafias. O Museu de Twickenham tem uma foto da propriedade e outra do rei D. Manuel com amigos. A casa foi demolida nos anos 30, do século passado, e mais tarde construíram casas e apartamentos.
Achei piada ao facto de haver três desenhos do rei feitos por crianças. Um quando era novo, outro na meia-idade e um último já idoso. Acontece que D. Manuel II morreu com 42 anos, em Fullwell Park, uma morte misteriosa que ainda hoje está por explicar. Como tal, nunca chegou a ser idoso.
Nesta zona de Londres, existem também várias ruas que fazem alusão à presença do monarca e referência a Portugal, como a Manuel Road, Lisbon Avenue e Portugal Gardens.
A próxima visita será à igreja católica de St. James, frequentada pelo rei e pela família, pois sei que D. Manuel II ofereceu alguns pertences que ainda hoje são usados.
Fullwell Park: a casa onde viveu D. Manuel II com a esposa
D. Manuel II (em pé, esquerda para a direita)
Sem comentários:
Enviar um comentário