quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Biografia da Imperatriz Sissi


Então é assim. Ludovika, Sophie e Augusta eram irmãs. Ludovika era mãe da imperatriz Sissi da Áustria e Sophie era mãe do imperador Francisco José, sendo por isso sogra e tia de Sissi. Ludovika enamorou-se do rei deposto português Miguel de Bragança, não casou com ele porque os pais não acharam uma união conveniente. A filha mais velha de Ludovika, Helen, era para ser a futura imperatriz da Áustria. Acontece que Fransciso José quando a viu conheceu também a irmã Sissi, e perdeu-se de amores por Sissi.

Helen casou com outro aristocrata, teve uma filha que também se chamou Elizabeth e que casou com o Miguel de Bragança filho do rei português deposto. Ou seja, a avó Ludovika não conseguiu casar com quem queria, mas a neta casou com o filho do seu antigo amor.

A irmã Augusta teve uma filha Amelie que foi a segunda esposa de D. Pedro I do Brasil. Deste casamento nasceu a princesa Maria Amélia, que ficou noiva do irmão de Francisco José da Austria, o duque Maximiliano. Maria Amélia acabou por falecer, no Funchal, com tuberculose aos 22 anos.
Por sua vez, a filha mais velha de D. Pedro I do Brasil, a rainha portuguesa D. Maria II, casou com o irmão de Amelie, Augusto Eugénio. Ou seja, Amelie era sua madrasta e cunhada.

Por fim, o irmão mais novo do imperador Francisco José, Karl Ludwig, casou em terceiras núpcias com a infanta Maria Teresa de Portugal, filha de Miguel de Bragança, o tal monarca absolutista que foi deposto.

E isto são só os rendilhados à volta desta excelente biografia. Sissi era uma mulher fascinante e complexa. Com esta leitura, fiquei a gostar um pouco mais de Franciso José e um pouco menos da Imperatriz Sissi.

Sem comentários:

Enviar um comentário