domingo, 1 de junho de 2008

Pequenas vergonhas...

Confesso que passei o dia a ver a RTPi, a seguir tudo e tudo e tudo da selecção, porque não se falava de outra coisa. Que ficava embasbacada quando via reacções tugas mais acesas, que fico envergonhada quando vejo os emigrantes a gritar por Portugal, com música pimba à mistura. Confesso que me dá vontade de meter a cabeça na areia, de fazer de conta que a cara não é minha, que sinto vergonha de ser portuguesa, quando vejo as reacções, e comportamentos, de certos emigrantes. Admito, confesso!!
  • P.S - Mas admito também que a alienação inicial está a alterar-se lentamente. Que começo a vibrar e em breve tou no meio da dita comunidade, vergonha da minha cara, a apoiar Portugal...lol...

10 comentários:

  1. Minha querida amiga.
    Li com muita atenção o comentário correspondente à "CARNEIRADA". Em parte estou de acordo contigo mas este estado de coisas dava muito pano para velas de navio. Sei muito bem que estamos a atravessar uma crise quer governamental, quer social. Fico parvo quando tanta gente reclama pela carestia de vida.Senão vejamos.- Rok-in-rio, esteve a abarrotar,- futebol, não se fala de outra coisa,-Fátima, todos os caminhos foram dar a Roma,- A igreja por ex. na sua opulência ainda tem o desplante de reclamar quando os seus dignitários vivem à grande e à Francesa. Os capitalistas, Amorim. Jardim Gonçalves, Belmiro de Azevedo, Familia Mello, o gordo fugitivo Vale e Azevedo e tantos outros bem alcandroados na vida fazem o que querem e lhes apetece. Etc.Etc.Etc.Não Voltarei a cometer o pecado de falar em política no meu espaço, pois de modo algum quero perder os meus amigos virtuais, venham eles de que quadrante vierem. Deixo-te um afectuoso e respeitoso abbraço.João

    P.S. Não tenhas vergonha de seres apontada como portuguesa, pois o que se passa em Portugal não é só no nosso país. Devemos ter orgulho em ser portugueses pois, somos reconhecidos e, demos nova luz ao mundo que nem outro país chegou aos nossos calcanhares.

    ResponderEliminar
  2. É a segunda vez que escreves que tens vergonha de ser portuguesa, uma no meu blog a propósito dos portugueses que se deslocam ao Brasil para comprarem sexo com crianças, outra agora. Por muito que me choquem determinados comportamentos dos meu compatriotas, jamais alguém me ouviu dizer que tenho vergonha de ser portuguesa.

    Em todos os países existe gente pobre de espiríto, bimba e muito mais coisas, não diferem muito os ingleses dos portugueses nesse aspecto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Mariita

    Vamos la ver se me explico. Nao tenho vergonha de ser portuguesa, defendo o meu pais com garra e nao admito que falem mal de Portugal sem qualquer fundamento. Mas ha situacoes especificas em que sinto vergonha, como foi este caso, como foi o caso que descreveste no teu blogue e houve outra situacao aqui, um portugues que matou a namorada inglesa, que tambem me fez sentir vergonha. Dito isto, tenho a acrescentar que houvesse muitos portugueses que defendessem Portugal como eu defendo, mas nao escondo o que sinto quando o sinto. Beijinhos e e bom ter-te de volta. xxx

    ResponderEliminar
  4. Rubina, acho que compreendo o teu ponto de vista, mas não devias associar o comportamento desses indivíduos com o facto de serem Portugueses.

    Esses indivíduos são Portugueses apenas por mero acaso ;)
    Como diz a Mariita, existe escumalha de todas as nacionalidades!

    Por exemplo, aqui em Espanha ainda existe muita violência machista e de vez em quando há uma mulher que é assassinada pelo ex-amante... Os Espanhóis (e não só) revoltam-se contra esses comportamentos mas jamais sentem vergonha de serem Espanhóis ou de Espanha! Este é apenas um exemplo.

    iY viva Portugal!

    Orlando

    ResponderEliminar
  5. Amigo Orlando

    Também compreendo e concordo com o teu ponto de vista. Tu que viveste aqui sabes ao que me refiro, e como andei "envolvida" neste enredo. Beijinhos e viva Portugal!!!

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    Confesso, que tive a mesma reacção que a Maríita, mas percebo agora o que dizes, no que respeita a «vergonha», é uma tristeza da alma, é a antítese do orgulho.

    As reacções calorosas e expansivas dos apoiantes portugueses, podem-te parecer popularuchas e pimbalhescas,mas é a forma que encontraram de partilhar o orgulho, a vaidade diria mesmo, que têm em ser portugueses.

    Um orgulho, que se bem percebi, tu também tens.

    Aquelas pessoas não estavam embriagadas, não provocaram danos, não foram violentas nem desrespeitadoras,estavam simplesmente eufóricas. Orgulha-te disso, pois é mais do que podemos dizer de alguns estrangeiros que recebemos no Euro 2004.

    ResponderEliminar
  7. Amiga, percebo muito bem aquilo que tu sentes. O teu sentimento e provocado por algo mais profundo que nao transmitiste neste post. Eu nao tenho vergonha de ser portuguesa mas prefiro ser europeia. Tenho e vergonha que o povo a que pertenco ainda viva de recordacoes de glorias de um passado distante, de futebois e debaixo da maxima de pobrete mas alegrete. Tenho vergonha que o futebol seja o unico motor que faz a uniao dos portugueses, que se continue a falar muito e a agir pouco,que nao haja ambicao, vontade de vencer e mais educacao. Que haja arrogancia na ignorancia e que nao se tenha perspectivas de futuro. Que haja empresarios de meia tigela com aspiracoes a grande e dirigentes que nao fizeram o trabalho de casa. Portugal vive num marasmo idiota onde nao se vislumbra nenhuma mudanca e o que e triste e que a maior parte dos portugueses que emigra, para onde quer que vao, param no tempo e nos guetos portugueses onde sempre tem a mania de se enfiar. Mesmo fora nao evoluem. Afinal qual e o nosso problema? Temos complexos de inferioridade ou que?

    Beijinhos

    Virginia

    ResponderEliminar
  8. Ahimsa

    Sim, a 'vergonha' e nesse sentido. Sabes que aqui tambem acho que tenho a missao de dar uma boa imagem de Portugal, e quando falo com estrangeiros (todos os dias) faco sempre por deixar uma boa impressao, e por dizer a minha nacionalidade, para que se apenas tiverem contacto com 1 portugues, ou portuguesa, levem de nos uma boa impressao. E tenho muito orgulho sim senhor. Ando para relatar uma situacao, no supermercado, que mostra o quao nacionalista as vezes consigo ser. Fica para outra oportunidade.

    Virginia

    Minha querida, a ti nao tenho que aclarar nada, pois sabes muito bem do que falo, estiveste no meio disto, comigo, e um dia achamos que podiamos mudar o mundo (ou o gueto). Mas nao o conseguimos fazer. A tua observacao e muito mais clara do que a minha, acrescento so que aquilo que descreves refere-se a este contexto geografico, ou seja, a maioria dos portugueses que vivem no UK. E realco tambem a 'arrogancia na ignorancia', porque diz tudo!!!

    Um abraco apertado

    ResponderEliminar
  9. Devo-te adiantar que neste momento estou na praia, trajado com a camisola da nossa selecção e com um "cantante" a debitar Rute Marlene!!! :)

    ResponderEliminar
  10. Tiveste a melhor tirada Capitão...lol...Beijos

    ResponderEliminar