sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Ai Madeira, Madeira!

E a Madeira e, novamente, noticia pelas piores razoes. Ao longo dos anos, tenho ouvido e lido muito sobre a opiniao dos continentais sobre a Madeira, e ha atitudes que me irritam, e muito. Logo que digo onde nasci, sou atacada para comentar, dissertar, explicar e quase que exigem que tenha vergonha das minhas origens. Pois eu nao tenho, e quem tem comichao que se coce. Sim, o que aconteceu ha dois dias no parlamento madeirense e deploravel. A oposicao precisa de se dignificar, mas a reaccao - ontem - do partido do poder foi ainda pior. Dao razao, uma vez mais, para que em Lisboa ponham em causa a democracia madeirense, e verdade seja dita, a PSP da Madeira nunca iria agir em contradiccao com o que o regime dita.
Irrita-me que as pessoas pensem que, por ser madeirense, tenho que ser jardinista e concordar com tudo o que tem sido feito. Reconheco muitas qualidades ao lider do partido do poder, coloca a Madeira em primeiro lugar, tornou a ilha uma das regioes mais desenvolvidas do pais, e um homem inteligente que ainda nao percebeu que ja devia ter saido, a bem da sua propria heranca politica. Os partidos precisam de se renovar, de dar lugar a outros, ninguem e insubstituivel. O lider tambem errou em deixar enriquecer apenas meia duzia de familias, que sao donas da Madeira, e cuja falta de escrupulos veio muitas vezes ao de cima. Agora esta refem do seu proprio cargo!
E triste ler comentarios na imprensa nacional questionando a importancia da Madeira, sugerindo que deve ser dada a independencia, para se livrarem de um papao de dinheiros publicos. A Madeira e uma regiao portuguesa que recebe dinheiro do Estado como qualquer outra, e o que o Estado canaliza e apenas 1% do total do orcamento.
Um dia, quando estava aqui na faculdade, uma senhora pediu-me ajuda, na sala de computadores, e depois perguntou-me de onde era. Eramos ambas portuguesas. Perguntou, de seguida, de que parte de Portugal. Quando disse Madeira, perguntou-me uma serie de coisas, fez um sem numero de comentarios deselegantes e esperou pela minha explicacao. Nao me lembro do que disse a senhora, nem de qual foi a minha resposta. Mas lembro-me que foi curta e eficaz, lembrando-lhe que me respeite tal qual a respeite, e pedindo-lhe que nao fale do nao sabe. Quem tanto tem para opinar deve primeiro visitar a ilha e depois falar. Resultou. No dia seguinte, viu-me e apenas trocamos um bom dia. Tenho a certeza que vai ter tento na lingua da proxima vez que falar com um madeirense.
Tambem considero que desenvolvimento em termos de infra-estruturas nao e desenvolvimento humano, e muito menos intelectual. E nisso, a Madeira ainda e pobre. Nao concebo como e que 24 por cento do orcamento madeirense seja para pagar a funcao publica. Que diabo de dimensao essa funcao publica deve ter, e que boa gestao dos dinheiros, para que se tenha de pedir um emprestimo para pagar ordenados e subsidios em Dezembro.
Acabei por misturar varios assuntos num so texto. Acho que precisava deste desabafo.
  • P.S - E acabo por falar de assuntos que evito, e para os quais nao tenho pachorra. Hoje abri excepcao, ate porque o fds vem ai e vou fazer coisas tao boas...lol...

8 comentários:

  1. Fim-de-semana em grande, não?

    Ora então: aproveita!

    Beijinhos

    (mail enviado)

    ResponderEliminar
  2. Rubi,

    Numa região em que o Governo Regional controla directamente 60% dos postos de trabalho, não é de estranhar que tenha que desembolsar 24% do Orçamento Regional.
    E concordo contigo, a Madeira desenvolveu-se muito nos últimos anos, mas grande parte desse desenvolvimento não é sustentável. A Madeira não soube criar da melhor forma sectores que geram mais riqueza e que torne a Madeira numa região auto-suficiente. Para não falar que a Madeira precisa de uma Revolução Social/Cultural.

    Estes são as únicas críticas que admito que um Cubano teca a Madeira. Qualquer outro comentário não passa de ignorância, e inveja.

    E sim, também como tu tenho orgulho de ser Madeirense. Mas acima de tudo tenho mais orgulho de ser Português (ou seja a questão da independência como sugerida por muitos continentais é absurda!).

    Jocas,
    Orlando

    P.S. - A questão dos fundos do Orçamento Nacional não passa de justiça social. A Coroa Portuguesa muito "mamou" a custa da colónia Madeirense durante alguns séculos ;)

    ResponderEliminar
  3. Também acho que não faz sentido a independência da Madeira, mas como não sou política deixo isso para os governantes. Já lá estive e passei lá um fim de ano fabuloso. Adorei, mas já me disseram que a Madeira está muito diferente de quando lá estive.
    Agora deixa falar quem fala. As pessoas gostam muito de falar do que não sabem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Rubi,

    Compreendo o teu desabafo, na perfeição.

    Sinto o mesmo quando vou ao Norte ou estou com pessoas do Norte (entenda-se: Minho, Trás-os-Montes, Douro Litoral, Beira Litoral). Sou massacrada com comparações, comentários bairristas, da política ao futebol, da qualidade de vida à forma de vestir...

    Infelizmente, este comportamento bairrista é comum, e o melhor mesmo é não dar atenção. São comentários fruto da ignorância e da desinformação.

    Namaste!

    ResponderEliminar
  5. Amiga,

    Como cubana, ex-residente na Madeira, posso te dizer que vivi dos melhores e dos piores periodos da minha vida na ilha, mas tu sabes disso :)

    Adoro a ilha, mas... tudo aquilo que já conversámos. Ao fim destes meses digo-te que tenho saudades de muitas coisas da Ilha e penso (hoje) que será de futuro a minha casa, onde vou voltar com prazer para férias e desfrutar de tudo o que eu tanto gosto. Viver diariamente... já sabes que não!

    Não vejo profundas diferenças entre a Madeira e muitas regiões do nosso país, tirando as óbvias claro.

    A Região sofreu alterações profundas estruturais e isso ninguém pode por em dúvida. É verdade que carece ainda de um profundo desenvolvimento social, tal como muitas regiões do nosso País. A insularidade, como em todas as regiões insulares, dá-lhe caracteristicas muito próprias.
    O Poder político e afins tem-lhe dado uma notoriedade que infelizmente nem sempre é desejável... mas noutras regiões do País também.

    Anyway... afinal o que é que se passou?? Desde que vim para cá que ainda não consegui sentar-me e ver as noticias de PT... shame on me...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá!! :-)

    Apesar de tudo penso que tem uma ilha linda, e bem governada.

    Probelmas existem em todos os locais, se bem que s efazem mais sentir em meios mais pequenos.

    Fizeste bem em desabafar, mas acredita que és oriunda de um sitio lindo, onde adorei estar e onde gostava de voltar.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Orlando: de forma sucinta, disseste tudo ;)

    Ahimsa: Sabes do que falo ;)

    Breaking: depois te conto com pormenores :)

    Eumesma: visitar a Madeira e sempre muito bom :)

    Beijinhos a todos

    ResponderEliminar
  8. Ufa, grande desabafo!
    Sem me alongar demasiado acho que as pessoas são, acima de tudo, ignorantes e muitas vezes mal-intencionadas.
    Como "cubana" a viver na Madeira (detesto o termo cubana...) posso testemunhar que já me fizeram as perguntas mais estúpidas possíveis, no continente, em relação à RAM. E sim, o mau gosto, por vezes, não tem limites...

    :)

    ResponderEliminar