quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Os países mais felizes do mundo :)

A Universidade de Leicester fez um estudo para apurar os países mais felizes do mundo. Os resultados revelam (para mim) algumas surpresas:

1 - Dinamarca: O país mais feliz do mundo tem 5.5 milhões de habitantes, e uma esperança de vida de 77 anos. Com um robusto nível de vida, e uma reduzida pobreza, a Dinamarca oferece um bom sistema de educação, quer no sector público quer no privado. Sendo uma população pequena, há uma grande união entre o povo. A qualidade do ar e das paisagens são também uma referência. O tempo não é grande coisa, mas isso parece não afectar o humor do povo.

2 - Suiça: 7.5 milhões de pessoas vivem na Suiça, e a esperanca de vida é de 80 anos. Situada no centro da Europa, e com paisagens que fazem as delícias dos postais, a Suiça tem uma taxa de criminalidade baixa, boas infraestruturas, os cidadãos praticam muitas actividades ao ar livre. A Suiça é casa para várias organizações internacionais, o sistema de saúde é dos melhores do mundo, e tem sido neutra no que toca a conflitos internacionais.

3 - Áustria: A população ronda os 8 milhões, e a esperança de vida situa-se nos 79 anos. A Áustria possui paisagens bonitas e muita riqueza cultural. Tem um bom sistema de saúde, rígidas leis de protecção do ambiente e um bom sistema de transportes. É também um país limpo e existe alguma pobreza.

4 - Islândia: Uma população pequena (300 mil habitantes) e uma esperança de vida de 80 anos. O país é pequeno mas o sistema político é generoso, em termos de serviços e de subsídios à habitaçao. A taxa de desemprego é baixa, tal como a pobreza, e a riqueza esta bem distríbuida. (Mas recentemente o país levou um tombo)


5 - Bahamas : A população das Bahamas não chega às 350 mil pessoas, e a esperança de vida é de 65 anos. Os cidadãos sabem gozar a vida, e tiram partido do tempo quente, das praias tropicais e boa comida. Apesar de existir pobreza, o tempo e o estilo de vida sem stress faz com que as pessoas sejam felizes. Segundo o estudo, a fusão das culturas europeia e africana, os fortes laços familiares e a cristandade contribuem para a felicidade das Bahamas.


6 - Finlândia: : Com cinco milhões de pessoas, e uma esperança de vida de 78 anos, apesar do tempo escuro e frio, e dos impostos altos, os finlandeses são felizes. A educação é gratuita, assim como o acesso à saúde,e, em geral, a riqueza e a pobreza extrema são raras.



7 - Suécia: Tem 9 milhões de habitantes, e uma esperança de vida de 80 anos, os impostos são altos e o Inverno longo. Contudo, a riqueza está bem distribuída e há um bom equilíbrio entre trabalho/vida familiar. A licença de maternidade e paternidade é longa, e a ajuda monetária às crianças é grande e dada a todos os casais. O sistema político é transparente, e há uma grande preocupação em assegurar a liberdade e igualdade entre os indivíduos.


8 - Butão : Pouco mais de 2.3 milhões de pessoas vivem neste país dos Himalaias. A esperança de vida é de 55 anos, e a taxa de literacia não é extraordinária. No entanto, os valores familiares são muito fortes, há um grande sentido de identidade nacional, as paisagens são soberbas e há um grande controle sobre a entrada de turistas, desenvolvimento e emigração. Basicamente, a população medita muito e está pouco interessada no dinheiro.


9 - Brunei: Vivem neste país asiático cerca de 380 mil pessoas, cuja esperança de vida é de 75 anos. O Brunei tem petróleo, é politicamente estável e é governado - há seis décadas - pela mesma família. O acesso à saúde é gratuito, assim como o ensino (incluindo universitário). O governo subsidia o arroz e o acesso à habitação. Não existe pobreza declarada.


10 - Canadá: Com uma população de 33 milhões de habitantes, e uma esperança de vida de 80 anos, o Canadá é muitas vezes ofuscado pelo vizinho a sul. Mas a forte identidade cultural, e a abundante beleza natural, ajudam a que a população seja feliz. A economia é forte, o sistema de saúde excelente e o crime muito baixo.


11 - Irlanda: Com uma população de 4 milhões de pessoas, e uma esperança de vida de 77 anos, a Irlanda era outrora um país pobre mas cresceu com a entrada na União Europeia. Alguns imigrantes voltaram a casa, o sistema de educação é bom e a vida relaxada. Contudo, ultimamente a economia tem levado uns safanões...


12 - Luxemburgo: Com menos de meio milhão de pessoas, e uma esperança de vida de 79 anos, tem o maior índice de produtividade do mundo. A educação é excelente, e o grau de literacia de 100%. O país é um dos mais seguros do mundo, e as paisagens bucólicas também ajudam a levantar o astral!

Um dia destes, sou capaz de fazer a lista dos mais infelizes!

7 comentários:

  1. E Portugal?..

    Assustaram-se, de certeza, ao ouvirem e verem os nossos políticos...

    Nesta altura, da campanha eleitoral, não deviam fazer estes estudos...

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Olá! Parabéns pelo blog!
    Não sei quais foram os critérios utilizados pelo estudo, mas honestamente deixam-me desconfiada. Sobretudo relativamente a dois países. Devido há minha profissão viajo muito para a suíça, conheço muitos suíços e sempre tive ideia que a Suíça é o típico pais em que há boas condições económicas e sociais, mas que a felicidade lhes passa um pouco ao lado. O outro, é a Finlândia. Não conheço o país, mas tenho amigos finlandeses que emigraram, não pela falta de condições socioeconómicas mas precisamente por não serem felizes. Quando falam da Finlândia não destacam a felicidade que é viver lá, mas falam de coisas como as elevadas taxas de suicido.
    Acho que nestes estudos há muita confusão entre o que é um país com boas condições socioeconómicas e a felicidade. E isso é que é triste. Felizmente, a felicidade é outra coisa. E muitas vezes só damos conta que o fomos quando deixamos de o ser.

    ResponderEliminar
  3. Curioso estudo :)

    Só uma pequena correcção: a população do Canada é de cerca de 33 milhões.

    Jocas,

    Orlando

    ResponderEliminar
  4. 1. Holanda 2. Suécia 3. Noruega 4. Islândia 5. Finlândia 6. Dinamarca 7. Eslovénia 8. Alemanha 9. Irlanda 10. Luxemburgo 11. Áustria 12. Chipre 13. Espanha 14. Bélgica 15. França 16. República Checa 17. Eslováquia 18. Estónia 19. Itália 20. Polónia 21. Portugal 22. Hungria 23. Grécia 24. Reino Unido 25. Roménia 26. Bulgária 27. Letónia 28. Lituânia 29. Malta Sic International

    Encontrei esta lista das crianças mais felizes...Portugal em 21 em 28...as nossas crianças nao são lá mt felizes . Pudera!!!

    Ana S.

    ResponderEliminar
  5. Kikas: parece que sim :)!

    Micael: Não vi Portugal em lado nenhum :(, deve ser porque andamos sempre a nos queixar...

    Pérolas e Missangas: Este estudo é académico, e analisou, segundo o que li, várias estatísticas de comparação. Obviamente que não é o dinheiro que traz felicidade, mas viver num país com um bom sistema de saúde, e de educação, é uma grande ajuda, não acha? De qualquer modo, devo dizer-lhe que não é o primeiro estudo do género que leio que apontam a Suiça como um dos países mais felizes. Já lá estive e consigo perceber porquê, o país realmente funciona. Em relação à Finlândia, tenho de discordar de si. Já estive no país três vezes,e muitas hei-de voltar porque tenho lá bons amigos. A taxa de suicídios é alta, em Portugal também é, mas o povo está de bem com a vida. São pessoas calmas, introvertidas e muito caladas. Mas isso não é sinónimo de infeliz. O que noto é que o estado desempenha bem o seu papel, há um grande civismo e as pessoas não são ricas, têm o suficiente para viver bem, mas o papel do estado é fundamental, e para isso pagam muitos impostos. Beijinhos

    Orlando: obrigado amigo, o erro foi meu, que entretanto fui ver novamente o estudo e lá diz 33 milhões. Obrigado, está corrigido!

    Ana S. : Julgo que os números da Sic foram baseados nalgum estudo feito por alguma entidade. Obrigada por partilhar!

    ResponderEliminar
  6. Cadê o Brasil que vê motivo pra rir em tudo?...rs.

    Tá certo que pelo estudo temos que levar em consideração várias coisas, e aqui temos dúvidas se o povo é feliz ou bobo mesmo de tomar porrada de político e continuar rindo.

    bjus

    ResponderEliminar