segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Pointless

Quando estive numa grande feira de Turismo em Berlim, há dois anos, fiz-me acompanhar de uma amiga que estudava Turismo em Londres. É angolana e, na altura, dado que Angola pouco participa ainda em Feiras de Turismo, quis ver o stand na Feira. Acompanhei-a e fui testemunha da desilusão da senhora. Ninguém ali sabia falar inglês e o espaço estava muito modesto, ao contrário de outros países igualmente pobres, na ala africana, mas muito melhor representados. A determinada altura, um dos responsáveis angolanos, que conhecia a minha amiga, perguntou o que estava a estudar. Quando respondeu Turismo ele afirmou: devias era de estudar a Psicologia do Turismo, é um curso mais interessante. Este episódio fez-me reflectir sobre a nossa tendência (Portugal e os PALOPs) para se desviar do essencial, e nunca atacar os temas/problemas de frente. Não se estuda turismo mas sim a psicologia do mesmo, ou as teorias e análises do acontecimento turístico. Somos peritos em não agarrar o boi pelos cornos. Tive imensas cadeiras, na faculdade, que só serviram para encher chouriços, e dar emprego aos professores. Que tal estudar qualquer coisa como: "teoria da análise da importância da aritmética no estudo da matemática à terça-feira"? Soa bem, não soa?!

2 comentários:

  1. Não tnho palavra para comentar. Tudo dito em poucas linhas. E eu a pensar que os nossos políticos eram tão brilhantes.

    ResponderEliminar
  2. Nem sabia que havia um curso "psicologia do turismo"?!??!?!

    Enfim...

    ResponderEliminar