A Freida Pinto anda chateada porque andam a duvidar da sua nacionalidade. Li numa revista que ela se queixa que os portugueses gostam de afirmar que é portuguesa, que isso é mentira e a deixa aborrecida. Tenho a certeza, Freidita, que o teu 'Pinto', salvo seja, talvez esteja a intrigar alguns cidadãos portugueses. Talvez possam pensar que és de Goa, e de origem portuguesa. No que me toca, fica lá com a tua nacionalidade. Sabes, é que esta é especial, não é para todos. Eu sou só uma em 10 milhões. Já tu...............
A menina é de Mumbai, cidade que se quis livrar do nome de Bombay por recordar tempos colonialistas.
ResponderEliminarLembrarem-lhe que o apelido é português, é atirarem-lhe à cara que é fruto do imperialismo europeu e isso, mais do que ser confundida como portuguesa, é que a incomoda.
Infelizmente, da experiência que tenho, é um fenómeno recente nas gerações mais novas indianas, excessivamente orgulhosas, para quem o período de imperialista é motivo de vergonha.
A minha avó era Pinto - um nome tão comum em Bombaim, Goa, Damão e Diu.
Tanto quanto sei e me recordo, falava fluentemente português, inglês e francês (fora Konkani).
Nunca ninguém achou que ela fosse portuguesa. Talvez porque sempre se orgulhou de ser indiana e nunca negou a sua ascendência portuguesa. E mais, fez questão que os filhos soubessem português, konkani e inglês, porque são parte das raízes culturais deles, apesar de nascerem já em Goa.
Os meus primos, da geração da Freida, orgulham-se também da sua ascendência portuguesa, tanto ou mais como de serem indianos.
A menina (ainda por cima católica) é sobretudo ignorante e hipócrita.
E pronto, melhor que este comentário não há. Obrigada minha querida!
ResponderEliminar