terça-feira, 6 de março de 2012

Leituras de 2012

Ando praticamente a trabalhar 7 dias à semana, desde o início do ano. Ainda assim - e nem sei bem como - consegui papar estes três diamantes:

Wives and daughters: escrito por Elizabeth Gaskell, uma escritora victoriana que me apaixonou. Um escrita rica, simples, personagens muito bem construídas, um estilo parecido ao de Jane Austen mas que em nada lhe fica a dever. Um dia destes dedico um texto à escritora, porque ela bem o merece. 


A fúria das vinhas: muito bom. Não conseguia parar nem conseguia dormir. Papei-o em três noites  e apaixonei-me pela personagem de Vespúcio Ortigão, o investigador da trama. Este livro tem uma escrita leve, corrida e de qualidade. Pelo meio há a história, não muito explorada, de Dona Antónia Ferreira, a quem o vinho do Porto deve grande parte da sua internacionalização. Uma mulher muito à frente do seu tempo. Este livro não me saciou no que à Ferreirinha diz respeito, tenho que ver se há alguma biografia de peso publicada. 

  
A cidade e as serras: que prazer poder sempre voltar a Eça de Queiroz, um refúgio que sacia corpo e alma. Tinha tantas saudades dos seus rendilhados descritivos. Um belo romance e que desta vez acaba bem!

2 comentários:

  1. Que delicia, adoro ler, já li alguns de Eça de Queiroz, os outros não conheço, vou procurar...beijoca!

    ResponderEliminar
  2. :), pois e' amiga. Daqueles prazeres divinos! Beijo

    ResponderEliminar