terça-feira, 9 de outubro de 2012

De coração cheio

Quando tenho, por razões profissionais, de consultar teses escritas pelos meus ex-alunos e volto a ler a página dos agradecimentos, que ficam para a posteridade, fico a modos que emocionada. Não há dinheiro que pague a sensação de satisfação, e alegria, por ver que inspirámos e ajudámos alguém a ultrapassar uma meta e que não nos irá esquecer.
Tive recentemente mais dois exemplos. Trata-se de um aluno que está prestes a acabar a pós-graduação, e que no final da apresentação do trabalho, em que estava a ser avaliado, quis dedicar-nos algumas palavras (a mim e ao meu colega). Lembrou-nos do seu início complicado, das batalhas que teve de vencer, da dificuldade para se adaptar ao sistema de ensino britânico, tão diferente do seu país, e de como estava orgulhoso por ser capaz de fazer uma boa investigação e apresentar os resultados. Fiquei tão feliz.
No final da tarde, desse mesmo dia, encontrei-me com outro aluno. Ele está a fazer mestrado numa grande universidade, e pediu-me que nos encontrássemos para lhe dar uns conselhos. Uma vez mais reparei na mudança radical, no menino que me chegou às mãos (tinha uns 18 anos) e do homenzinho já licenciado e bem mais maduro. E novamente palavras de amizade e agradecimento para comigo. Os tempos não andam fáceis, acho que para ninguém que viva na Europa, mas é por sentir que posso ajudar, e que faço a diferença, que batalho todos os dias!

4 comentários:

  1. Há professores que ficam na nossa história!
    Da nossa parte sabemos que ficaremos sempre na história deles! ;)

    ResponderEliminar
  2. Tu es sem duvida uma excelente profissional. Inspiras e motivas :)))
    Todas as palavras doces que os teus alunos te dedicaram foram merecidas.
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  3. You sweet girl. Beijinhos (temos que nos ver) xxx

    ResponderEliminar