domingo, 10 de março de 2013

Nogueira Tapety

Li recentemente umas notas com o título ´Prosa Diário da Madeira', do poeta e jornalista brasileiro Nogueira Tapety. Foram escritas em 1915, e é muito curioso poder ler a visão de um brasileiro sobre a Madeira da altura, e ver referências às senhoras da Camacha, que lhe venderam flores, ao hotel Reids onde ficou instalado, e que era poiso sobretudo de ingleses, e ver descrita a beleza do Funchal.

Nogueira Tapety veio para a Madeira pelas mesma razões que trouxeram a imperatriz Sissi da Áustria, para tentar curar uma tuberculose. A fama do clima da Madeira era internacional, por ser considerado propício para ajudar na cura. E o poeta brasileiro teve realmente melhoras durante o período em que viveu no Reids. 

As notas que escreveu não tinham um intuito literário, eram mais um diário e a intenção era guardá-las e usá-las mais tarde, numa obra que fizesse referência à ilha. Chegou a escrever poemas em que enalteceu a beleza da ilha. 

As mulheres é que parece que não lhe despertaram interesse. Sobre isso escreveu: ''a mulher madeirense, da qual existem no jardim exemplares bem interessantes, apesar de não ser feia, não tem o encanto, a sedução, a graça, a vivacidade da brasileira. É um tipo morto, sem vibração e sem vida, de olhos apagados e inexpressivos''... 

Será que a realidade mudou? Obviamente que não se pode generalizar. Li esta descrição a um conhecido da Madeira que disse ''infelizmente a maioria continua assim''... Embora contra mim fale, acho que concordo mais ou menos...

O documento é facilmente encontrado através de uma pesquisa google. Caso não encontrem, podem mandar-me um email para:  penseiquesabia@hotmail.com e enviarei o texto.

Nogueira Tapety acabou por falecer da doença em 1918, tinha 27 anos... 

Sem comentários:

Enviar um comentário