quarta-feira, 3 de abril de 2013

1 livro de cada país, um total de 197 obras!

Uma ideia original e muito interessante. A jornalista, escritora e editora Ann Morgan inspirou-se na organização dos Jogos Olímpicos de Londres, e na participação dos 196 países, para definir um objectivo literário: ler 1 livro de cada um dos 196 países participantes nos jogos.«O mundo veio a Londres, e eu decidi ler o mundo», diz no blogue que podem visitar aqui.
Um livro de cada país mais um, escolhido pelos visitantes do blogue. Ann Morgan leu 197 obras mas disse que não foi fácil encontrar livros publicados, e traduzidos em inglês, de lugares/países pequenos como Nauru e Tuvalu.
As escolhas foram sugeridas pelos leitores do blogue, e os livros poderiam ser clássicos ou obras mais recentes, contemporâneas ou 'da moda', ficção, biografias, memórias, poesia etc. «O que pedi foi que sugerissem livros que fizessem parte da cultura e literatura associada a determinado país, e que fossem bons», acrescentou.
De Portugal, Ann Morgan leu 'o Mandarim', de Eça de Queiroz. A lista com sugestões dos leitores é esta, mas há mais do que uma sugestão por país. A escritora escolheu depois um, e o blogue também resume o que lhe ficou de cada leitura, e está organizado por continentes. Belíssimo exercício.

Sem comentários:

Enviar um comentário