sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Torna Viagem - o romance do emigrante, de Horácio Bento de Gouveia

Deixei de pertencer ao grupo, que julgo maioritário, de madeirenses para quem Horácio Bento de Gouveia é o nome de uma escola no Funchal. E em boa hora a curiosidade me levou a querer ler um dos seus romances: o Torna Viagem. Que bem que escrevia este homem, que pena não ter ainda maior projecção, e ser mais lido na ilha e no país, apesar de saber que algumas das suas obras até foram publicadas no estrangeiro, e traduzidas para o alemão, espanhol e italiano. 

Que sorte poder desfolhar este romance, que me levou a passear pelas entranhas de Ponta Delgada e Boaventura, a aprender sobre a vida dura do século passado, o apego à terra e às estações, a pobreza como condição permanente, sobre os saberes do campo, os prazeres bucólicos e os hábitos de uma população trabalhadora e habituada à rudeza da vida. De como iam ao Funchal a pé, numa jornada que podia levar mais de um dia de caminhada.

A primeira parte do livro centra-se nessas vivências rurais. Depois, explora o desejo de emigrar para o Brasil e para a Venezuela, acompanhando histórias individuais e familiares, de pessoas que deixaram a Madeira e vingaram como fazendeiros, operários, comerciantes e industriais, na América do Sul. Mais tarde, mandavam dinheiro à família para que vivessem de forma mais desafogada, e para construir as casas grandes que sempre sonharam ter. Há os que vingaram e que se tornaram ricos, dando aos filhos estudos superiores, há os que muito ganharam e tudo gastaram, os que se fascinaram com o rebuliço de Caracas, de São Paulo e do Rio, e esqueceram a mulher e os filhos na Madeira, não dando notícias e regressando a casa décadas depois, ou não regressando de todo.

Comprei este exemplar na Livraria Esperança, no Funchal. Foi publicado em 1979 e  está assinado pelo escritor 🙂. Sei que a Esperança tem alguns livros deste autor, mas há muito pouca coisa disponível, infelizmente. As edições estão esgotadas, o que é uma pena. Se tiverem a sorte de encontrar algum livro do autor, não hesitem. Só tenho pena de não o ter lido mais cedo.

2 comentários: