quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Eça de Queirós em Bristol

Em Outubro passado fiz uma visita especial ao número 38 de Stoke Hill, nos arredores da cidade de Bristol, para ver e fotografar a casa onde viveu Eça de Queirós. Eça chegou a Bristol em Abril de 1879. Viveu antes em Newcastle, onde exercia a função de cônsul de Portugal. Segundo a biografia escrita por Maria Filomena Mónica (2009), os anos em Bristol foram dos mais felizes da vida do diplomata, jornalista e escritor. Foi ali que escreveu 'A Capital', o 'Conde de Abranhos', 'O Mandarim', 'A Relíquia' e a sua obra prima, 'Os Maias'. Foi também nesta cidade que começou a escrever de forma regular, e com grande sucesso, na imprensa do Brasil.

De início vivia sozinho num apartamento. Após o casamento com Emília de Resende, alugou esta casa grande, em Março de 1886, para poder acomodar a esposa e a futura prole. 




O que me pareceu, na manhã que visitei,  é que o bairro continua a ser uma zona nobre, com espaços verdes muito simpáticos, moradias enormes, muito sossego e próximo da conhecida ponte de Clifton. 


Apesar da residência ser grande e confortável, a esposa de Eça sentia-se ali muito isolada. Era uma casa no campo, nos arredores da cidade, e Emília estava habituada a viver num palacete no centro do Porto. Por essa razão, cerca de dois anos depois foram viver para Londres.
Esta casa é uma propriedade privada, pelo que tivemos sorte de o portão estar aberto e podermos espreitar e tirar algumas fotos. Tenho, aliás, que agradecer à Fundação Eça de Queirós, que me informou da morada da casa de Bristol, pois não conseguia encontrar informação online, e até me enviou uma foto com a proprietária da casa, na década de 60, juntamente com uma bisneta de Eça de Queirós, fotos que também partilho. 



Seja com visitas intencionais ou de circunstância, a verdade é que já explorei sítios queirosianos em Newcastle, Lisboa, Coimbra, Londres, Havana, Tormes/Santa Cruz do Douro e Bristol. Acho que me faltam Paris, (que tendo visitado, não andei à procura de vestígios da passagem de Eça) Leiria, Évora e a Praia da Granja. Ainda me apelidam de stalker. 

Sem comentários:

Enviar um comentário