domingo, 18 de maio de 2008

Marie Antoinette

Não sei o suficiente sobre história francesa, apenas os acontecimentos chave que aprendemos nas aulas de história no secundário, e na universidade. Curioso é que sempre me transmitiram a ideia de que Marie Antoinette era má, vil, vivia na opulência e sem olhar para o país de adopção, onde se tornou rainha, quando deixou a pátria austríaca. Mas neste filme, o mais recente sobre a sua vida, não vejo qual foi o grande erro da mulher. Vivia no luxo tal como qualquer monarquia europeia, tornou-se monarca demasiado cedo, não por opção, deu impulso à cultura teatral e literária, sobretudo das alas mais progressistas, nunca foi aceite, pelos franceses, como rainha, por ser austríaca, e caiu nas mãos do julgamente imbecil do povo, quando não tinham pão. A mim não me pareceu insensível ou distante. Esforçou-se por atrair as atenções do rei, por seguir as rígidas regras do protocolo françês, distanciou-se da família e tentou ser feliz. Caiu nas mãos erradas, pouca atenção teve do rei, e tornou-se o alvo fácil numa França falida, desacreditada e frágil internacionalmente. Acabou degolada na guilhotina...Quem quiser que disserte sobre o assunto, gosto de aprender.

3 comentários:

  1. Só um bom historiador poderia responder-te. Eu gosto muito de história mas também sei pouco sobre ela. Só o que se aprende na escola. Que pena.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Vi o filme tb e adorei, pelo papel dela, pelos cenários magníficos, por aprender mais de História, tudo...

    Mas confesso que fiquei com pena dela, afinal é como dizes tb tinha a ideia que era maléfica, mas não, acho que a tornaram assim, já que desde o inicio tudo lhe foi desfavorável...
    Tb gostaria de conhecer melhor esta época da História Mundial.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Maria Antonieta não passa de uma adolescente austríaca quando é levada para a França, onde se casará com o príncipe Luis XVI, selando a aliança entre as duas nações. Porém, negligenciada pelo marido, ela torna-se uma pessoa infeliz, e busca alegria em prazeres mais fugazes, como roupas, festas e comezainas. No entanto, aproxima-se a Revolução Francesa e os sinais de ostentação da corte francesa acabaram por selar o seu destino.
    Quanto ao filme é excelente. Puro delírio visual com uma banda sonora magistral.

    ResponderEliminar