domingo, 30 de agosto de 2009

Livros

Ler é um dos meus maiores prazeres. Numa esplanada em tardes calmas, seja Verão ou Inverno, em casa ou a caminho do trabalho. É talvez o meu passatempo preferido, ou um dos... Desde que vivo em Inglaterra, e cansada de ouvir que os portugueses lêem pouco, cheguei à conclusão que o preço dos livros, em Portugal, é um escândalo. Um verdadeiro escândalo.

As bibliotecas de uma qualquer vila inglesa, ou zonas de Londres, têm imensos bons livros, actuais, que se lêem sem pagar, e que se pode ir renovando durante semanas. As editoras, para além de serem muito boas, fazem edições de bolso de quase tudo. Um ano após as capas duras terem saído. O preço das capas moles ronda as 7 libras. Falo do preço de quase todos os livros de bolso, ou capas moles. Depois descobre-se sítios onde se pode comprar os mesmos livros, actuais, por 3 ou 4 libras, e até por menos.

Em Portugal lê-se pouco porque também qualquer livro custa pelo menos 15 euros. E nem estou a falar dos mais caros. As bibliotecas, do que me lembro da Madeira, têm livros antiquíssimos, raramente recebem coisas novas. Não acho que portugueses não queiram ler. Acho sim que os livros são demasiado caros, e os ordenados não chegam para tudo, nem a geração dos mil euros tem margem de manobra. Aqui ganha-se mais, tem-se melhor nas bibliotecas e, quando se decide comprar, no meu caso a toda a hora, gasta-se muito, muito menos!!!

2 comentários:

  1. Nas bibliotecas é quase impossível requisitar um livro... para além de não haver títulos recentes, os horários não ajudam. Das 10h ás 17h!

    ResponderEliminar
  2. É verdade. Os livros ingleses sempre foram mais acessíveis... Os hábitos de leitura são outros!
    Quando estava a tirar o meu curso de arquitectura, nos anos 60, socorria-me dos livros ingleses que eram muito mais baratos e bons.

    Continuamos quase na mesma!..
    Mas, valha a verdade, já posso entra na FNAC, pegar num livro, sentar-me e ler.
    Nos anos sessenta quando abria um livro numa livraria... Não lia uma página.

    ResponderEliminar