sábado, 30 de outubro de 2010

Do casamento muculmano

A pedido dos leitores, deixo a minha impressao sobre o casamento muculmano a que assisti na sexta. Obviamente que o termo de comparacao sao os casamentos catolicos portugueses. Os indianos e culturas semelhantes sao muito dedicados 'a familia. Quando organizam festas e' para a aldeia toda. 400 pessoas foram convidadas e havia imensas criancas. Taxa de natalidade baixa nao e' ali um problema.
Foi uma cerimonia muito rapida. So' para terem nocao, estava marcada para as 7:30 da noite e por volta das 11 tinha terminado. A noiva, com as vestes tipicas de cor creme, foi a primeira a chegar ao sitio. Ela e' que espera pelo noivo, sentada num palco montado para o efeito.
O noivo demorou-se, apareceu usando as vestes muculmanas e toda a cerimonia religiosa desenrolou-se tendo como protagonistas o mentor religioso, o noivo e o pai da noiva. Reparei que, quando comecaram as oracoes, as mulheres na sala cobriram a cabeca, em respeito penso eu.
Depois, o noivo diz que aceita casar perante o pai da noiva e ela esta' la' em cima quietinha e sem voto na materia. Sei que foi um casamento por amor, mas tudo e' organizado previamente. Ou seja, a noiva ja' disse que quer casar com ele. A partir dai, sao os homens que tratam e decidem o resto.
Apos a cerimonia, na mesma sala e' servido o jantar aos convidados. Enquanto isso, o novo casal - ja' juntos - observa os convidados e o servir do jantar mas nao comem. So' depois de termos jantado, e terem recebido os cumprimentos dos convidados, o novo casal, e os respectivos pais de cada um, senta-se para jantar.
Como nao ha' danca, os convidados vao se despedindo e saindo. Gostei de assistir porque aprendi imenso. Mas acho uma cerimonia de certo modo triste, por nao haver danca. Segundo me disseram, nao e' suposto sequer a noiva estar contente porque vai deixar a sua familia e fazer agora parte da familia do marido!

5 comentários:

  1. é mesmo supeeeer diferente! obrigada pela descrição :)

    ResponderEliminar
  2. UAU!

    Prefiro os casórios do Caniçal!! hehe.
    Inclusive acho imensa piada a noiva se deslocar a pé para a igreja!

    ResponderEliminar
  3. E' pa' Estrelina, eu nao acho piada nenhuma a isso...lol Deus me livre!

    ResponderEliminar
  4. No Caniçal a noiva vai a pé para a igreja? Não sabia...

    ResponderEliminar
  5. Nem todas, algumas. Vão em procissão. Penso que tem a ver com o facto de antigamente as pessoas não terem carro, logo também não havia alternativa. Hoje são poucas as que vão a pé! Beijinhos

    ResponderEliminar