quarta-feira, 9 de maio de 2012

O melhor é estar caladinha...Ou de como há opções, e culturas, que nunca vou entender...

Conheço-o há pelo menos 6 anos. É um dos meus melhores amigos, um género de irmão mais velho. Falamos sobre quase tudo. Ele é indiano e ontem disse que tinha que começar a poupar para o casamento da filha. «A miúda tem 13 anos, como é que sabes se vai querer casar?». Isso quase não é uma opção na minha cultura, disse ele. Vai tentar fazê-la ver que, quando tiver 24-25 anos, essa é a sua melhor opção, a par dos estudos, para que não passe o resto da vida sozinha... Mas se ela não quiser, insisti eu. Ela vai querer, disse ele. Não vai forçá-la mas acredita que ela vai querer. Eu - que sou desbocada quase todos os dias - ainda pensei dizer que ela pode ser lésbica e não querer casar... Mas achei que era demais para a cabeça dele. Ele aceita e respeita as opções dos outros, mas acredita que na cultura dele esses 'males'* são muito raros...

* Estou a ver pela perspectiva dele, não sou homofóbica!

3 comentários:

  1. Conheço a mesma realidade. Mas é bom ter amigos doutros lados. Faz-nos pensar no tão diferentes e semelhantes somos ao mesmo tempo.

    ResponderEliminar
  2. Também conheço várias pessoas de culturas diferentes da nossa e, apesar de não concordar com algumas coisas, tenho um certo fascínio e curiosidade em saber sempre mais sobre outras culturas.
    A verdade é que essa menina vai crescer sob esse ideal de que irá casar e ser feliz. O pai vai apresentar o futuro marido, que certamente é filho de uns amigos. Terá o seu casamento de sonho. Só espero que depois sejam mesmo felizes!
    Somos muito modernas para estas coisas, não é amiga?
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  3. Deia: é verdade. Nisso viver em Londres tem sido uma escola estupenda.

    Lady Nini: verdade, e eu já disse diversas vezes ao meu amigo que sou completamente contra os casamentos arranjados e nunca faria isso a um filho. Mas o casamento dele foi nesses moldes, arranjado pelos pais, conheceram-se durante 6 meses e depois casaram, e eles são um casal 5*, dão-se muito bem e são muito apaixonados, conheço a família toda. Suponho que não existem fórmulas perfeitas. Beijinhos

    ResponderEliminar