segunda-feira, 4 de março de 2013

Uma casa barco


Acho particularmente interessante as sugestões dadas aos londrinos que não conseguem comprar casa (neste momento só 40% é que conseguem, devido aos preços exorbitantes e aos depósito exigidos), de que podem optar por alugar ou comprar uma casa-barco, os canais atravessam o centro de Londres, por ser uma opção mais barata. É no mínimo uma sugestão arrojada. Pena é que não sejam dados incentivos para que os jovens e casais possam comprar a primeira casa, a opção fixa, sem ter de precisar de depósitos escandalosos.
E é por isso que peço cautela a quem quer emigrar. Alugar um quarto (sim, um quarto apenas numa casa partilhada) pode custar qualquer coisa como 700-800 euros por mês. O passe para a zona 1 e 2 custa mais de 100 euros por mês, e depois a alimentação e tudo o resto.
Não compensa ter carro em Londres. Paga-se cerca de 12 euros por dia para entrar no centro, o trânsito é um inferno e o preço de estacionar por hora é outro escândalo. E porque razão falo disto? Porque sei que em Portugal muitos estão habituados a ir de carro para o trabalho, e aqui os preços são mesmo para obrigar a usar transportes públicos. Não estou a falar da minha situação em particular mas apenas do que sei.  
Compensa vir para cá para ganhar 1000 ou 1200 libras por mês? Depende. Se não têm emprego em Portugal talvez sim. Mas a mudança tem de ser planeada. Tragam poupanças porque o primeiro emprego pode não chegar tão cedo, e, num mês ou dois, devido ao nível de vida, gasta-se rios de dinheiro só para cá estar, sem grandes ou nenhumas extravagâncias. Esta cidade é intensa a todos os níveis!
 

3 comentários:

  1. Em Estocolmo as condições de habitação também são escandalosas.
    Em primeiro lugar não há apartamentos para arrendar. A situação é tão má que há muitos pais de meninos suecos que os inscrevem logo em criança na "fila de arrendamento" para que os meninos tenham algumas chances de arranjar apartamento no futuro caso decidam estudar/trabalhar em Estocolmo. Quem, como eu, está na fila há um ano não tem a mínima hipótese de arranjar apartamento.
    Comprar apartamento é caríssimo e é preciso ter 15% do valor do apartamento para entregar em mãos.
    O passe de metro também custa cerca de 100 euros.
    Enfim... é preciso ter cuidado.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Há dias, o programa "Linha da Frente" era sobre um casal que foi para Londres com 2000,00€ no bolso. Pelo que percebi (ainda não vi o programa todo, está gravado para quando tiver mais tempo), iam sem casa e trabalho. Ainda não sei o desfecho, mas partir com 2000,00€ apenas para um casal só, dará para um mês e pouco mais, não é?

    ResponderEliminar
  3. Joana, calculo que por aí se partilhe casa com outras pessoas, não é? Aqui em Londres também é comum, nos primeiros três anos partilhei casa. Para conseguir taxas mais ou menos decentes com os bancos pedem depósitos de 20 a 25% do valor total da casa. É muito difícil. Beijinhos

    M: por acaso vi o programa. Vir para cá com 2000 euros, sem conhecer ninguém, é mais ou menos comprar uma viagem para se tornar sem abrigo por estes lados. Tendo contactos, ou podendo ficar com amigos ou familiares, nem que seja por algumas semanas, é uma grande ajuda. Beijinhos

    ResponderEliminar