sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Crise financeira

Longe de querer opinar sobre a crise financeira, um diluvio do qual percebo muito pouco, tenho ouvido que o principal problema deve-se a falta de confianca que as pessoas tem neste momento, evitando fazer depositos e, portanto, nao ha liquidez. Outra das causas deve-se a facilidade do credito, que se deu a torto e a direito durante anos. Ora esta questao leva-me a reflectir.

Portugal era dos paises que, nos anos 80 e 90, mais poupava na Europa. A facilidade de credito fez com que muitas pessoas comprassem casa e carro, o que compreendo, mas esse facilitismo acabou por fazer brotar nas pessoas a vontade de ter o que nao podem, ou seja, de viverem vidas que sao completos bluffs. Conheco varios exemplos, nas minhas relacoes, de pessoas que tem vidas normais, ordenados normais, mas querem a calca e os oculos de determinada marca, vao de ferias, compram o creme do topo, etc etc, tudo com o cartao de credito.

Uma coisa e a pobreza. Outra coisa e a economia artificial, de pessoas que querem ter o que nao podem e vao-se entalando, chegando a meio do mes sem um tostao. Sinceramente desses nao tenho pena nenhuma. Tenho e pena de quem, como eu, sofre as consequencias da crise financeira, quando vive dentro das suas possibilidades, e das familias que, neste momento, sentem-se estranguladas por actos inconsequentes dos outros.

1 comentário:

  1. O que infelizmente não falta é gentinha neste País a tentar ser o que não é. Mas a esses só lhes posso chamar pobres de espírito, pois não enxergam mais nada senão dinheiro, opulência e tudo o resto não presta.
    Isto tudo para te dizer que estou de acordo contigo, pois como costumamos dizer quem se lixa é o mexilhão (sempre).
    Beijinhos e as melhoras

    ResponderEliminar