sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Last king of Scotland

Quem me conhece sabe que sinto um fascinio por ditadores. Fascinio morbido, e somente ditado pela curiosidade de perceber como movimentam massas, se mantem no poder, e qual o verdadeiro alcance do poder do medo e da ganancia. Ha varios anos que ando a ler materias sobre o assunto. Alguns dos livros tiram o sono a qualquer comum mortal. Vi recentemente este filme, "O ultimo rei da Escocia", que fala sobre o ditador ugandes Idi Amin. Um animal humano que matou sem do nem piedade, dizimou quase meio milhao de pessoas, a sua gente, para se manter no poder. Depois foi para o exilio (1979), na Arabia Saudita, como se isso significasse que passou um mau bocado. Nada disso, conviveu com a familia real saudita, viveu como um rei, e por la morreu, em 2003. Vi tambem um documentario em que um dos filhos do monstro (teve quase 50 filhos) diz que em Africa todos os lideres matam, que isso e normal...Shocking!!!O filme esta muito bom. Recomendo.

2 comentários:

  1. Era horrível. Cheguei a ler artigos sobre ele com coisas que não passavam pela cabeça do mais comum dos mortais. Para mim são autênticos fanáticos do poder com todas as consequências que isso acarreta.
    Jokinhas

    ResponderEliminar
  2. Dai que consigam perpetuar-se no poder. Só mesmo com a opressao ;) Agora está a decorrer uma polémica em Espanha devido aos desaparecidos durante o franquismo. Há pessoas que ainda nao "enterraram" os seus mortos!!

    E fascinio por ditadores?? Vais ter de me explicar isso melhor....

    Orlando
    Gibraltar

    ResponderEliminar