segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Chá e companhia

Os ingleses gostam de suplantar as falhas que têm, em termos de gastronomia, dizendo algo curioso, mas que nunca cheguei a perceber: podemos não ter o melhor clima do mundo, nem a melhor comida, mas não há quem faça uma melhor chávena de chá!

Gosto muito de chá, e gosto mais desde que vivo em Londres. Tenho por hábito ir tomar chá, uma vez por ano, ao hotel Reid's na Madeira. É uma experiência única, numa paisagem soberba. Mas em relação a esta questão dos britânicos, não sei qual é a ciência de fazer uma boa chávena de chá. Compra-se chá de qualidade, ferve-se água, joga-se para lá as folhas e tá pronto. O único chá que me lembro de ser realmente especial, era o que a minha tia/avó, que já não está entre nós, fazia nas brasas do forno onde cozia pão caseiro. Esse sim tinha um sabor fantástico, e único, que nunca mais tive oportunidade de repetir. De resto, chá é chá.

Decidi que vou fazer uma pesquisa para ver que sítios são realmente bons, para tomar um chá das cinco. Afinal, tenho caixas de chá que nunca mais acabam, mas é imperdoável que ainda não tenha ido tomar chá num sítio elegante, aqui na 'Big Smoke'.

E se o chá não tem ciência, mas sim ambiência e bons bolinhos e scones, Londres é uma cidade óptima para se experimentar gastronomia internacional. Há cozinha de todos os cantos do mundo. Ainda um dia destes, fui a um restaurante nepalês, em celebração com uma pessoa muito especial, e comi um peito de frango, num molho que não sei descrever, divinal.

2 comentários:

  1. acho que os seguidores mereciam uma viagem paga para provar essas maravilhas :P

    ResponderEliminar
  2. LOL

    Kikas: isso e o sonho, na realidade o que posso oferecer e um relato, com fotos, da experiencia. Esta bem assim?

    Beijinhos

    ResponderEliminar