quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Mudar ou não?

Gostava de tentar perceber se a adopção do sobrenome do marido, por parte das mulheres casadas, é um acto de amor, se é por questões legais, ou qual será a razão que leva com que as mulheres queiram mudar de apelido quando casam.

Não estou a criticar, cada um é livre de fazer o que quer. Mas confesso que não percebo qual a necessidade de o fazer, se não têm orgulho nos seus apelidos... E gostava, sinceramente, que a ala feminina viesse aqui comentar, para que eu possa melhor compreender.

É que uma pessoa passa uma vida inteira a usar o seu nome, trava lutas para conseguir o que quer, a nível pessoal e profissional - com o seu nome - e depois, um dia, casa e fica a ser chamada de outra coisa qualquer. Depois ninguém associa o nome à pessoa, que é a mesma mas chamada de forma diferente. Não posso dizer desta água não beberei, mas porque razão haveria de adoptar o nome dele, se é dele? Não será uma atitude sexista, numa sociedade que continua a ver o homem como o sexo forte?

Talvez seja demasiado independente (sou sim senhor), mas feliz assim. Penso tambem que fui influenciada pela minha mãe, que sempre me lembrou que não adoptou o nome do meu pai, e se orgulha disso.

Constato que muitas das minhas amigas, e familiares, adoptaram o nome do marido. Depois tambem há as mulheres que casam mais do que uma vez, então comecam por ser, por exemplo, Marina Félix, depois Marina Gavião, depois Marina Freitas. Enfim, uma confusão.

Talvez se tivesse um apelido horroroso, tipo cano, vacas, limpinha, lavadinha, quisesse mudar...LOL...Mas não é essa a situação.

Gostava de ler a vossa opinião :)

E não é por nada, mas escrevi este texto e horas mais tarde, a caminho de casa, li isto no meu livro do momento:

Joy was learning many things about George as time went by - some of them good, some of them not so good - and she was just about to learn something new.
'So', he said, beaming at her across the table, 'my beautiful wife-to-be, have you contacted your bank yet about changing your details?

'What do you mean??

Well, your new surname. You'll have to change your passport, too, remember.

Joy gulped. Along with her teenage vow to herself not to marry before her thirtieth birthday, she´d also decided that, when she did eventually marry, there was no way she would ever consider changing her surname... It was archaic and outmoded, her name was her identity, it was who she was. It was the name that had been called out every morning at school, the name she filled out on forms... and she wanted to keep it...

Há coincidências do caraças!!!

13 comentários:

  1. Eu não sou casada e não sei se teria vontade ou necessidade de mudar de apelido. No entanto, a minha expriência através das minhas amigas aponta para um 50-50. Algumas mudaram o apelido, ou melhor dito, agregaram mais um apelido tornando-se Maria Inês Pinto Ribeiro Sousa, que é uma barbaridade. Outras, mantiveram os nomes de solteira. Reparei que as católicas praticantes mudam/agregam um apelido enquanto as restantes não. Se quiseres, para não chamar a religião para a conversa, nas minhas amigas mais tradicionais, adoptaram-se os apelidos dos maridos. Suponho que eu adoptaria o apelido do meu marido se, não só estivesse segura do amor eterno, como também que nada da minha personalidade fosse alterado/ameaçado.

    Aproveito para te lembrar que em español, por exemplo, se acrescenta o apelido atraves de um "de". Exemplo, Maria Inês Pinto Ribeiro de Sousa. Este "de Sousa" significa pertence ao Sousa. Não sei se gosto mais desta variante.

    Beijinhos e desculpa pelo testamento

    ResponderEliminar
  2. Não sendo eu casada, apenas posso dizer que compreendo as duas posições. Aos olhos dos filhos, é capaz de fazer algum sentido falar-se na "Família Silva" ou na "Família Sousa". Mas eu não adoptaria.

    ResponderEliminar
  3. Pois é... Aqui está um belo post!! Ora eu com 37 aninhos, sempre com o mesmo apelido e já no terceiro casamento. Mas como diz o ditado "á terceira é de vez" e se juntarmos a confusao que os ingleses fazem porque eu e o meu marido nao temos o mesmo apelido... Casei, nao mudei o apelido e agora dei comigo a ir á conservatória e pedir para alterar. Agora passa tudo a ser mais fácil e só custam 2.99Eur para por e igual valor para tirar (mais os documentos que temos qque alterar). Vamos ver como me dou com o novo apelido...

    ResponderEliminar
  4. Olá..não pude deixar de efectuar um comentário a este post:D
    Sou uma mulher casada e muito feliz. Engraçado que as x tb me questiono em relação a isso, pois na ultima hora adoptei o apelido do meu marido..estava numa de não querer, simplesmente porque acarretaría uma série de mudanças, mas quando o padre pergunta em frente a 200 pessoas: "VAI QUERER O APELIDO DO SEU ESPOSO?" eu sssssim... e aasim foi mudei de Paula Andrade para Paula Santos...mudou os endereços electronicos e domiciliários, as contas d banco, os dcumentos proprios...uma burocracia!Ja me habituei mas n inicio andava irritada por ter tanto orgulho n meu nome e agora ser uma desconhecida até p mim propria...enfim! vai se la saber! Fique bem..bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Pois ... é conforme acharem melhor. Eu, casei-me há 24 anos e quando o padre perguntou se eu queria o apelido do meu marido, em frente a toda as pessoas eu disse que não. Ponto. Já tínhamos falado nisso e eu sempre achei isso estranho. Afinal, não era porque me ía casar com ele que passava a ser "propriedade" dele. E assim decidi! Aliás, na risota, ainda lhe ofereci um dos meus, uma vez que o meu nome é maior que o dele.
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  6. Pois ... é conforme acharem melhor. Eu, casei-me há 24 anos e quando o padre perguntou se eu queria o apelido do meu marido, em frente a toda as pessoas eu disse que não. Ponto. Já tínhamos falado nisso e eu sempre achei isso estranho. Afinal, não era porque me ía casar com ele que passava a ser "propriedade" dele. E assim decidi! Aliás, na risota, ainda lhe ofereci um dos meus, uma vez que o meu nome é maior que o dele.
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  7. Que post engraçado..sabes que tb a mim me acontece mt isso. Estar a pensar num assunto e depois cai-me no colo, um livro, um artigo, um programa, sobre aquilo que andava a magicar ..é deveras interessante e intrigante.
    Eu uso o nome do meu marido, mas acho que se fosse hj nao mudaria...as amigas do tempo de escola ainda me chamam pelo nome de solteira e acho que nao trouxe vantagem nenhuma...Até há aqueles esotericos que acham que mudamos a personalidade pq o numero do nosso nome passa a ter outra vibração, isto no caso da numerologia.Yo no creo en brujas, pero que las hay,las hay... Enfim decididamente, nao!!
    Abraço
    Ana S.

    ResponderEliminar
  8. Agradeço a todas as meninas/senhoras os comentários. Muito interessante. Continuem a deixar, acho que aprendemos umas com as outras :)

    ResponderEliminar
  9. não vou deixar de usar o nome do meu pai para usar o nome do meu sogro, é a minha opinião. a minha mãe colocou o nome do meu pai e mais tarde divorciaram-se. ou seja, eu tenho no b.i. que sou filha de m.m.f.s.b. quando na verdade a minha mãe se chama m.m.f.s. e nem se pode alterar! enfim, mas são opções.

    ResponderEliminar
  10. hello!

    eu acho que isso deve ser bem pensado e discutido entre os dois membros do casal :-)

    antigamente era normal, toda a gente punha porque era assim, hoje é dia muito mudou =)


    xoxo

    ResponderEliminar
  11. Normalmente acho que o fazem por amor. Um caso ou outro porque é um nome giro ou de familia importante (o status tem importância).

    Mas isso é um acessório. Tem pouca importância.

    ResponderEliminar
  12. Kikas: muito bem visto!!!

    Miguel: por amor? E sera que ele adoptaria o nome dela por amor? Eu gostava!!! Acessorio sim, mas para mim e importante. Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Não tenho muitas duvidas que seja por amor, nos casos normais. Mas há outras razões...

    Para imi é (era) indiferente. Não é o facto de usar o meu nome que a fará gostar mais de mim. Aliás, sei isso muito bem... Bem demais!

    ResponderEliminar