quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Trapalhada Aérea Portuguesa

Não sinto qualquer orgulho em escrever o que estou a escrever, sinto sim tristeza. Viagem após viagem confirmo que TAP (como li algures) significa Trapalhada Aérea Portuguesa. O espelho de um país onde não se respeitam os consumidores, e muito menos são vistos como clientes a quem devemos agradar.
Tenho voado na TAP a vida inteira. Desde a altura em que não tinha alternativa(monopólio para as ilhas). Mas hoje só opto por voar na TAP se não tiver opção.
Lembro-me de fazer a minha primeira grande viagem na TAP para Nova Iorque (a primeira viagem transatlântica, que domésticas já tinha feito muitas). Tinha 16 anos, foi há uns bons aninhos. Estive duas horas trancada dentro do avião, antes de descolar de Lisboa. "Agradável", sobretudo quando se sabe que temos mais oito horas de vôo pela frente.
E o que me entristece é que nada mudou desde esta viagem nos anos 90. Não me lembro da TAP sair a horas uma única vez. No domingo, atrasou uma hora na Madeira, era suposto sair de Lisboa às 4. Mudaram para as 4:30, mudaram para as 4:50, às 4:50 estávamos a entrar no avião, às 5:15 continuam pessoas a entrar e, na minha opinião, desde o momento em que a hora final foi ultrapassada, estamos dentro do avião e não descolamos, o passageiro/cliente tem o direito a um pedido de desculpas, que devia ter vindo às 4:50. Mas não, primeiro descola-se, depois ganha-se estabilidade na rota e às 6:30 da tarde dá tempo de pedir desculpa pelo atraso. São os eternos problemas técnicos e chegadas tardias do avião.
Já não estou habituada a este tipo de tratamento, a esta falta de educação e de respeito. Atrasos e maus servicos acontecem a todos, mas a atitude da empresa é que faz a diferença. Nenhuma empresa pode ser eternamente má, estar eternamente atrasada. Trapalhada Aérea Nacional só mesmo quando não tiver opção. Enquanto tiver, gasto o meu dinheiro noutras companhias que me oferecem melhores serviços e preços.
Por outro lado, os serviços do aeroporto também funcionam lindamente. Chega-se a Lisboa às 13:30, o próximo vôo sai às 16:30. Já se fez o check-in e controle de passaportes (porque a viagem saiu do Funchal), mas o único espaço onde podemos estar é na minúscula área de embarque, onde existem umas máquinas com gelados e sandes. Estamos a 15 metros da grande área de restaurantes/lojas mas temos que fazer de conta que aquilo é uma miragem, porque não podemos passar para essa área. E estou a falar da zona de embarque, onde toda a gente já passou pela segurança.
Se quisermos fazer compras ou almoçar temos que voltar a sair, passamos novamente pela segurança, e 45 minutos depois estamos nos restaurantes (aqueles que estavam a 15 metros de nós).
Eu que devia usar o meu rico tempo livre de espera para torrar dinheiro no meu país, fazer compras, comer e beber e ajudar a economia, tenho de passar pela segurança e controle de passaportes duas vezes, porque ainda não arranjaram solução (disse-me embaraçada uma funcionária da TAP).
Serei eu a esquisitinha, queixosa, cliente chata? Estarei louca ou tenho um niquinho, um dedinho de razão?

4 comentários:

  1. Olá, que giro tb ires para Italia no mesmo dia :-) Bolonha é conhecida como cidade universitaria!!Hei-de conhecer tb!! Ja agora pq é dificil de deixar comentario?loll...E Italia

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  2. Ola

    Porque tentei por duas vezes e so a terceira e que consegui, tinha que seleccionar nao sei o que etc...Mas consegui antes de desistir. Tambem estive em Florenca e Pisa. Talvez de um pulo a Veneza. A ver vamos. Beijinhos

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  3. Oi Rubi,
    Tá-se mesmo a ver que estás fora do país há uns tempinhos. Por aqui vês como estamos. O que me intriga é que lá fora somos bons e cá dentro não sabemos arrumar a casa. Porque será?
    Jokas

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