segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

England - 1000 things you need to know

Este é o livro de 'cabeceira' (será que isto está correcto? lol) do wc cá em casa. 1000 factos sobre a história da Inglaterra que não aprofunda assuntos, nem diz ter essa função, mas serve perfeitamente para nos ensinar umas coisas durante os minutinhos em passamos neste espaço... Julgo que é importante perceber a história e a cultura dos países onde escolhemos viver, sobretudo porque nos momentos de recessão os estrangeiros são sempre os culpados de tudo.

Não nutro particular admiração pela rainha Isabel II. Para dizer verdade, a monarca e o sistema monárquico não me aquecem nem arrefecem, mas respeito porque vivo cá e este livrinho ensinou-me umas coisas engraçadas sobre a rainha. 

É o único membro feminino da família real que serviu as forças armadas durante a segunda guerra mundial, Isabel II ajudou os serviços de apoio no terreno como condutora. No dia em que se festejou a vitória dos aliados, a rainha disfarçou-se e juntou-se às multidões para também poder celebrar. Fala fluentemente francês mas não fala alemão. Tanto a rainha como o marido são descendentes da rainha Victoria. Ela soube que se tinha tornado rainha quando estava de visita oficial ao Quénia, e instalada num hotel construído no topo de uma árvore. Um dos seus biógrafos escreveu que Isabel II foi a única mulher que subiu a uma árvore sendo princesa e desceu rainha. 

3 comentários:

  1. E tinha uma irmã, a princesa Margarida, simpática e muito fora dos protocolos reais. O que irritava a irmã rainha que não apreciava o namoro dela com um fotógrafo plebeu...

    ResponderEliminar
  2. E muito mais haveria a dizer, mas o ponto forte do livro é ser conciso. A Margarida teve uma vida muito mais interessante, julgo eu!

    ResponderEliminar