sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Costa del sol
Estávamos a analisar os diferentes
impactos do Turismo na espanhola ‘Costa del Sol', e resolvi trazer para a aula um ‘case
study’ muito simples, e elucidativo, que lhes dei para reflectirem. Reparei que o 'case study' tinha um pequeno mapa onde estavam assinaladas várias localidades, entre elas
um sítio com um nome foleiro à brava. (já ninguém diz foleiro,
é verdade).
Regozijei-me por não haver ali falantes
de português, a aluna brasileira tinha faltado à aula. Mas eis que,
minutos passados, reparo que uma das questões a que tinham de responder era: ‘Where
is Mijas located???’!!!
quinta-feira, 30 de agosto de 2012
Saturday Night Fever
Diz que sim, que a famosa fatiota usada pelo Mr. Travolta na famosa película 'Saturday Night Fever', vai estar em exposição no Victoria and Albert Museum, a partir de Outubro. O senhor tornou-se num ser deveras estranho, com o passar da idade... Terão sido das febres de sábado à noite?
Madre Teresa
Andava à procura de uma boa biografia da Madre Teresa de Calcutta há anos. Hoje ofereceram-me, directamente vinda da Índia. Que delícia!
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Dilma Rousseff *
Das poucas vezes que ouvi a presidente do Brasil falar com a comunicação social portuguesa, nunca senti vontade de mostrar empatia,
proximidade ou carinho, antes pelo contrário. Dilma Rousseff pareceu-me
distante, fria e enjoada para dizer o mínimo, bem diferente da postura de Lula
ou de Fernando Henrique Cardoso (esse sim, um grande presidente na minha
opinião, e tendo em conta vários outros parâmetros). Será que a senhora é mais uma daquelas líderes que olha para os EUA
como modelo supra sumo, país exemplar que o Brasil deve seguir? Ou será ainda (e eternamente)
uma atitude de preconceito rançoso e desprezo pela ‘pequena’
antiga potência colonial? Ou se calhar estava sempre de mau humor, quando a ouvi, e no fundo no fundo é um doce com capa dura!
PS - Quando escrevi isto, não sabia que a senhora tinha cancelado a cimeira luso-brasileira...
PS - Quando escrevi isto, não sabia que a senhora tinha cancelado a cimeira luso-brasileira...
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Hino
Confesso que estou um bocado enjoada de ouvir o hino inglês. Com as comemorações dos 60 anos de reinado de Isabel II, mais jogos olímpicos etc etc levei com o hino a toda a hora. Por agora chega, por favor...
domingo, 26 de agosto de 2012
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
A curiosidade matou o gato...
Tinha falado sobre isto e voltamos a tomar café recentemente. Perguntei se o movimento no hotel continua e ele disse que sim, que elas continuam a vir visitar os tios. Como é que elas são, alguma portuguesa? Não, até agora não vi portuguesas. São lindas, altas, sobretudo de países de leste (Ucrânia e Letónia) e algumas brasileiras... E eles, como são? Eles são velhos e na maioria casados! LOL
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Jennifer
Cansei-me de ver a imprensa cor-de-rosa a perseguir a Jennifer Aniston. Como se já não bastasse o trauma de passar pelo fim do casamento com o Brad Pitt, e parece que sofreu horrores pelo que documentavam as fotos, ainda ficou a dúvida se o Mr. Pitt começou a andar com a Angelina antes ou depois de terminar o casamento. A imprensa explorou, até à exaustão, o seu pseudo lado insuportável. Ele era que ela só pensava na carreira, que não queria ter filhos, durante os cinco anos que duraram o casamento, que tinha mau feitio, que era azarada no amor e mais não sei o quê... Coitada da Jennifer, pensei eu tantas vezes, só falta lhe chamarem bruxa.
Outra situação que me fez imensa confusão foi quando, supostamente, a Ms Aniston quis parabenizar o casal Brangelina pelo nascimento da primeira filha biológica, estavam eles na Namíbia, e lhe ter sido barrado o acesso. Disse a imprensa que a chamada não foi passada porque apenas um pequeno leque de pessoas poderiam falar com o casal. Achei de uma maldade atroz. Os casamentos podem acabar, as pessoas podem se 'desapaixonar', mas antes viveram e dormiram sob o mesmo tecto durante anos. Podem não ser amigos mas pelo menos manter uma relação cordial.
Claro que também não tenho nada contra o casal Brangelina, ficam muito bem ao lado um do outro, mas fiquei muito feliz por saber que a Jennifer Anniston está noiva e o futuro marido vem de uma família muito interessante, cultural e literariamente falando. Que ela tenha sorte e seja feliz porque merece!
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Brave
Fui ver o filme no domingo e fiquei desiludida. Como tinha lido um artigo relativamente grande sobre o filme, que não só explorava parte da história como também explicava o envolvimento do 'Turismo da Escócia' na produção, dada a promoção que o filme pode fazer ao destino, estava com as expectativas um pouco altas.
A Merida, a personagem principal, é engraçada mas não é marcante, a história não tem grandes alicerces, e não acredito que será um filme de que me lembrarei no futuro como sendo uma grande produção da Pixar.
A banda sonora também não é nada de especial. Não vou dizer que é mau, há diálogos divertidos, mas não percebi, por exemplo, porque razão a maior parte das cenas acontecem à noite, ou dentro do castelo que sendo medieval, ou ainda mais antigo, tem pouca luz.
Acho que o argumento poderia ter sido melhor desenvolvido e o aproveitamento do destino também, mostrando com maior frequência paisagens simbólicas e únicas da Escócia. No filme 'O senhor dos anéis', de que apenas vi partes porque não faz o meu género, a promoção da Nova Zelândia estava muito mais bem conseguida.
A Merida, a personagem principal, é engraçada mas não é marcante, a história não tem grandes alicerces, e não acredito que será um filme de que me lembrarei no futuro como sendo uma grande produção da Pixar.
A banda sonora também não é nada de especial. Não vou dizer que é mau, há diálogos divertidos, mas não percebi, por exemplo, porque razão a maior parte das cenas acontecem à noite, ou dentro do castelo que sendo medieval, ou ainda mais antigo, tem pouca luz.
Acho que o argumento poderia ter sido melhor desenvolvido e o aproveitamento do destino também, mostrando com maior frequência paisagens simbólicas e únicas da Escócia. No filme 'O senhor dos anéis', de que apenas vi partes porque não faz o meu género, a promoção da Nova Zelândia estava muito mais bem conseguida.
Tom&Katie
Faz-me sempre imensa confusão. Deparar-me com situações de casais que viveram juntos durante anos, que partilharam a mesma cama dias a fio, e que depois conseguem ter atitudes destas... Por muito que o Mr. Cruise se tenha tornado um figura estranha, com o passar dos anos, nada justifica que a sua ex-mulher fosse dizer para as revistas, primeiro, que queria o divórcio antes de o comunicar ao marido. É assim que se vê do que são feitas as pessoas...
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Factos difíceis de aceitar:
No mundo do trabalho há mercado para:
lixo profissional
chefes malandros e agressivos
gente sem formação mas esperta
E podiam pensar que estou no meio de um dilúvio mas não, os tempos andam calmos. Apenas tenho aprendido muito, nos últimos anos, e povilhado muitas ideias com outras certezas amargas. Há sim espaço, e mercado, para gente incompetente mas que sabe mandar, agitar e assustar, para chefes mentirosos mas igualmente convincentes, manipuladores e até simpáticos. E se é chato, frustrante e assustador? Claro que sim. Mas há que saber lidar com isso e aceitar que a vida não é só feita de histórias de cinderela, verdade e competência!
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
domingo, 19 de agosto de 2012
sábado, 18 de agosto de 2012
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
So glad it's Friday!
Bastou um problema de sensibilidade dentária e um ataque de alergias esta semana, (com tosse e alguma febre) para que um levantar madrugador me tivesse derreado. Seguiu-se uma noite mal dormida, à conta das alergias e tosse, e hoje estou que nem posso. So glad it's Friday!
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
Labirinto de títulos
Integrado no Festival 'aMAZEme' a decorrer em Southbank, uma dupla de artistas brasileiros - Marcos Saboya e Gualter Pupo - organizaram uma exposição com mais de 250.000 livros. Um labirinto de literatura, com cerca de 2.5 metros, que pode ser visitado até dia 26 de Agosto (tenho que agendar). Muitos dos títulos foram doados e serão entregues, no final, à instituição de solidariedade Oxfam que os vai vender nas lojas de caridade que tem espalhadas pelo país!
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Chicken soup, for the soul
Porque as alergias, e o estado de 'ranhosice', podem aparecer em qualquer altura do ano, o melhor mesmo é ter sempre à mão as canjas instantâneas. Sabem tão bem quando não podemos ficar em casa debaixo do edredom...
terça-feira, 14 de agosto de 2012
Anna Karenina
Acabei de ver o trailer de apresentação do novo filme de Keira Knightley, a grande Anna Karenina. Apesar de ter lido bons comentários sobre o filme (que é um papel em que a Keira apalpa o óscar, entre outras coisas), o video não me convenceu. O personagem 'Vronsky' parece-me fraco e não consigo gostar da Keira Knightley como actriz. Não me convence carago. Vou na mesma lhe dar uma nova oportunidade!
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
Cerimónia de encerramento
Não vibrei com a cerimónia de encerramento dos jogos olímpicos. Achei muito demorada e, em vários momentos, aborrecida. Senti que faltava ali a Adele (que está gravidíssima) e as Spice Girls estavam giras mas foi um número bem dispensável. Ainda bem que não se lembraram de incluir a tristeza da Cheryl Cole... Gostei muito da referência ao Freddie Mercury e de ver os restantes 'Queen'. Foi a melhor parte da cerimónia, na minha opinião!
domingo, 12 de agosto de 2012
Londres 2012*
Acho que nunca vi tanta tv como nas últimas semanas, ou nos últimos dois meses para ser mais precisa, primeiro com o Euro 2012 e logo de seguida, e com muito mais atenção, os jogos olímpicos de Londres. Vou sentir a falta dos jogos e das óptimas vibrações que deixou pela cidade. E fiquei mais feliz do que pensava pela 'Team Great Britain' ter ganho tantas medalhas. Se Portugal não ganha que ganhe o meu país de adopção. Agora seguem-se os Paralímpicos!
PS* - E um dos meus momentos preferidos, a par da medalha de Portugal, foi ver o atleta da República Dominicana rebentar em lágrimas quando recebeu a medalha de ouro. Lembrou-se da avó falecida, que o criou, e achou que a chuva do momento eram as suas lágrimas de alegria que vinham do céu...
PS* - E um dos meus momentos preferidos, a par da medalha de Portugal, foi ver o atleta da República Dominicana rebentar em lágrimas quando recebeu a medalha de ouro. Lembrou-se da avó falecida, que o criou, e achou que a chuva do momento eram as suas lágrimas de alegria que vinham do céu...
sábado, 11 de agosto de 2012
As medalhas
Estupefacta. Foi como me senti quando descobri que uma medalha de bronze
olímpica vale 3 libras, sim leram bem. A medalha é maioritariamente feita com
cobre. A de prata vale 210 libras e a de ouro pouco mais de 400 libras.
Obviamente que os campeões olímpicos não vêem na medalha apenas o valor
monetário, e isso é mesmo o menos importante. Mas julgava que a de ouro valia
muito mais... Ao que parece também só tem 1% de ouro...
No Reino Unido, os atletas irão receber salários,
são-lhes oferecidos empregos, e se forem medalhados têm contractos
publicitários com agências e televisões, etc etc, não são nenhuns coitadinhos.
Mas será que os atletas portugueses têm a mesma sorte, e oportunidade? Uns dias
antes dos jogos começarem, li o título de uma reportagem, num jornal português,
que dizia ‘antigos olímpicos lutam para
sobreviver’. Não li a reportagem, não tive acesso ao conteúdo, mas espero
que não seja nada do que fiquei a pensar...
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
Os ingredientes certeiros
Uma miúda corajosa, e ruiva, muita animação e paisagens fabulásticas da Escócia. Foi o que li no artigo que tenta 'fatiar' o filme 'Brave', a nova produção da Pixar. E quero muito ir ver. Diz que a possibilidade do filme atrair montes de gente à Escócia é muito grande (um pouco como aconteceu com o senhor dos anéis e a Nova Zelândia), e eu de certeza que vou começar a ficar cheira de calores, e remorsos, de ainda não ter ido explorar a terra do Whisky, dos castelos e do Loch Ness. Ainda não tive oportunidade - é a verdade - mas vou começar pelo 'Brave', e quem sabe nos próximos tempos faz-se uma escapadinha!
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Da confusão que não chega
A preocupação foi tanta com a confusão dos olímpicos que até agora não houve confusão nenhuma. Eu pelo menos não apanhei. Não ando no centro todos os dias, mas as actividades desportivas realizam-se um pouco por todo o lado, e até agora nunca vi Londres tão calma. O centro meio vazio, lugares disponíveis no comboio e no metro de manhã, em plena hora de ponta, cafés e restaurantes com pouco movimento etc etc. Acho que foi tudo de férias e quem não foi prefere não sair de casa. Óptimo!
terça-feira, 7 de agosto de 2012
Can you smell it? What?
Tendo em conta a quantidade de vezes que - nos últimos tempos - julgo estar a identificar o cheiro a queimado, que depois nunca chego a confirmar, só posso estar perante uma triste realidade: os meus fusíveis cerebrais andam a arder, e a um ritmo alucinante... Os conteúdos deste espaço podem vir a sofrer com isso. Tenho dito!
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
Dos títulos da moda
Nos suplementos dos jornais e nas revistas sobre literatura, não se fala de outra coisa, no momento, senão de livros policiais de autores escandinavos. Estão na moda, vendem que nem pão quente e são seguidos de séries televisivas igualmente populares. Não fazem o meu género, nem gosto de policiais.
É curioso que nestes países, tidos como dos mais desenvolvidos do Mundo, onde reina a calma e a ordem, mas também onde as taxas de suicídio são elevadas, surjam vários escritores que criam histórias negras, com sangue e morte. Assusta-me pensar que, não tarda nada, um maluquinho qualquer (daqueles pertencentes a uma dita família 'normal', de classe média-alta, com educação académica e uma vida confortável, e previsível) agarre numa arma e começe a disparar à toa. Que queira colocar em prática um dos enredos.
Começo a achar que a 'perfeição' (whatever that is) está na 'ordem caótica' dos países latinos (Not too rich, not too poor, not too organised). Será?
Começo a achar que a 'perfeição' (whatever that is) está na 'ordem caótica' dos países latinos (Not too rich, not too poor, not too organised). Será?
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Notas soltas, e poeirentas!
Só agora que mudei de telemóvel é que reparei na quantidade de notas que tinha no antigo. Ideias, pensamentos, lamentos, livros, websites, empresas, frases, tudo e mais alguma coisa. E há tantas que me escapam, que não guardo, e nunca mais me volto a lembrar. Entretanto, as que estão guardadas aguardam pelo tempo que não tenho... Há imensa coisa que gostaria de partilhar, e de ter tempo para escrever.
Subscrever:
Mensagens (Atom)