segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Bem servir faz sorrir


Acho que, regra geral, os portugueses podem estar orgulhosos dos serviços que prestamos nos cafés, restaurantes e afins. Somos serviçais, gostamos de agradar e tentamos dar ao cliente exactamente o que é pedido. Pode parecer surreal, mas pedir uma simples sandes com queijo é uma missão difícil em vários dos sítios por onde já andei. Em Inglaterra as sandes estão, por norma, já feitas. Colocam mais isto e aquilo lá dentro, e é quase impensável comer uma sandes com queijo apenas. Pedir que façam não é uma tarefa fácil, e quase sempre recusada. É o que está lá e mais nada. Não quer manteiga? Mas toda a gente come com manteiga... Frustrante. O mesmo se passou comigo em Barcelona,  em vários cafés/restaurantes é o que está feito e mais nada, aqui não se fazem sandes de raiz e ao gosto do cliente.
As minhas experiências menos boas, em Londres, também já tiveram por palco uma boutique de pão chique francesa. Paga-se pelo pequeno-almoço o preço equivalente a um almoço, e é o que está feito e pronto a sair. Quem não quer que vá dar uma volta... Do serviço em Paris nem vou escrever muito. Basicamente a atitude é mais ou menos esta: estou a fazer o favor de trabalhar para te servir, portanto...
O que nos salva, por aqui, são os cafés e padarias tugas (que não visito com muita frequência porque não tenho nada próximo de casa). Também tenho ficado agradavelmente surpreeendida com o café ao pé do meu trabalho. É numa zona suburbana, o serviço é rápido e atencioso e fazem sempre exactamente o que peço. Tiram os pimentos, não colocam os molhos, muita alface e tomate e pouco frango na salada, as torradas vêm sem manteiga, maravilha. Não é que vá lá muitas vezes mas sei que é uma boa opção. É um serviço romeno com sabor a Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário