quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Da propagação de inverdades

De há uns tempos a esta parte, incomoda-me cada vez mais ver divulgadas, através de emails e nas redes sociais, supostas verdades e 'informações' que não passam de grandes mentiras mas que de tantas vezes repetidas são aceites como verdades.
De repente, parece que não há diferença entre investigação a sério, seja ela académica ou jornalística, e a propaganda escatológica que com certeza há pessoas, e empresas, que têm interesse em divulgar.
Lembro-me, por exemplo, de há uns anos receber emails a contar uma história sobre Tommy Hilfiger, de como era racista e dizia não esperar que a sua roupa fosse comprada por latinos e pessoas de raça negra.
O email até dizia que o criador tinha sido desmacarado no programa de Oprah Winfrey, que a apresentadora lhe tinha pedido que abandonasse o programa por ser racista. Tudo mentira!!! No entanto, e porque os filhos de Tommy Hilfiger estavam a ser descriminados na escola, o criador foi mesmo ao programa da Oprah para que tudo fosse desmentido, e os dois até riram e gozaram com a situação.
Recentemente vi ser divulgado no facebook que no parlamento inglês os deputados não tinham direito a ajudas de custo, nem a casa paga pelo estado, caso estivessem deslocados. Grande mentira. Têm direito a casa paga caso sejam naturais de outras zonas do país, têm ajudas de custo e até houve um escândalo, há cerca de dois anos, sobre os gastos quando se descobriu, entre outras coisas, que um deputado andava a alugar videos porno, com as ditas ajudas de custo, para ver na sua casa alugada pelo estado, e paga pelos contribuintes. A diferença é que aqui a justiça é mais rápida e eficaz, e alguns dos deputados foram presos, multados e convidados a sair do partido. 
Embora seja verdade que há muita coisa que em Inglaterra funciona melhor, há outras tantas em que Portugal está a anos luz deste país. E não falo do sistema bancário apenas, mas, por exemplo, da formação das enfermeiras e das educadoras de infância, e dos serviços dos jardins-escola. 
Outras mentiras que já vi divulgadas, no facebook, tinham a ver com a quantidade de feriados de cada país. A lista dizia que o Reino Unido tem mais feriados que Portugal. Não tem, tem muito menos e muito poucos. Por exemplo, o último feriado foi a 31 de Agosto e os próximos dois (e últimos deste ano) serão o dia de Natal e a primeira oitava. Também andou por aí a circular uma mentira sobre um enorme número de católicos que tinham sido queimados vivos na Nigéria... 
É assustador que isto aconteça porque há pessoas que não põem em causa, que acreditam e divulgam, que não pensam duas vezes e depois fazem juízos de valor. É caso para pensar, que tipo de liberdade é esta?

3 comentários:

  1. Verdade. Concordo plenamente. Acontece no dia-adia nas notícias dos vários diários (a mesma notícia é dada de modos diferente)! será propositado? Ou então os jornalistas não têm formação adequada!

    ResponderEliminar
  2. Felizmente há quem combata essa maledicência e ignorância, feroz e sistematicamente:

    http://www.snopes.com/

    Eu incluída: a 1.ª vez que me enviam um email desses, respondo e esclareço. Da 2.ª vez idem e ameaço encher a caixa de correio do remetente com emails de Nx10000 para empatar a caixa de correio, à 3.ª vez cumpro a ameaça.

    Como é que dizem os anglo-saxónicos? "Fool me once..."

    Namasté!

    ResponderEliminar
  3. Maria: a mesma notícia dada de modos diferentes tem a ver com a abordagem do jornalista e, desde que os factos não sejam alterados, não vejo qualquer mal. O que falo aqui é mesmo das mentiras que se lançam na net. Beijinhos

    Ahimsa: very good strategy :). Beijocas

    ResponderEliminar