Tinha uma consulta marcada para as 10 da manhã no hospital. A enfermeira recomendou que chegasse antes da hora, pode haver pessoas que faltem e assim é atendida mais cedo. Cheguei às 9:40 e às 9:50 estava dentro do consultório. Seguiram-se umas viagens pelo hospital, fazer radiografia, mudar o gesso e voltar ao consultório.
Quando voltei, estava imensa gente à espera. A enfermeira veio ter comigo e explicou que tinha passado uma pessoa à minha frente. Visto que as radiografias ainda não tinham chegado ao pc do médico, e para ele não estar sem fazer nada, decidiu ver a próxima paciente. «Peço imensa desculpa, espero que entenda». Claro que sim, respondi.
5 minutos passados uma segunda enfermeira veio avisar que os atrasos eram de 1 hora, que pedia imensa desculpa e estavam a tentar ao máximo acelerar o processo. Não percebi a razão dos atrasos, talvez já tivesse sido explicada enquanto andava nas radiografias, e na mudança de gesso. Fiquei lá outros 10 minutos e a segunda enfermeira voltou para dar a mesma informação, que havia atrasos e pediam desculpa etc. Entretanto fui atendida e vim para casa.
5 minutos passados uma segunda enfermeira veio avisar que os atrasos eram de 1 hora, que pedia imensa desculpa e estavam a tentar ao máximo acelerar o processo. Não percebi a razão dos atrasos, talvez já tivesse sido explicada enquanto andava nas radiografias, e na mudança de gesso. Fiquei lá outros 10 minutos e a segunda enfermeira voltou para dar a mesma informação, que havia atrasos e pediam desculpa etc. Entretanto fui atendida e vim para casa.
Esta foi a segunda vez que fui ao hospital. Se tivesse que lhes dar uma votação de 1 a 5 (sendo 1 muito mau e 5 excelente) teria dado nota 5 das duas vezes.
Fui atendida com atenção e simpatia, nunca esperei muito tempo, explicaram-se tudo o que estavam a fazer, e a razão porque tinham de fazer, não fui esquecida nos corredores e não paguei nada. Para mim, isto foi serviço de clínica privada num hospital público. E se há atrasos, que no meu caso não houve, desfazem-se em desculpas e explicam. Não reagem como se estivessem a fazer um grande favor a quem quer que seja, até porque não estão. Gostei, muito.
E durante essa manhã lembrei-me das mulherzinhas da minha terra. Quantas vezes ouvi: «ao fim de três meses consegui consulta no Hospital do Funchal. Estava marcada para as 8 da manhã, apanhei o autocarro das 6:45 da manhã e só fui atendida à 1 da tarde». Acreditem que ouvi, ao longo do tempo que vivi na Madeira, desabafos destes várias vezes.
Tenho muita confiança nos médicos portugueses, e no sistema de saúde. Mas, lamento, não vejo o tipo de respeito nem a dignidade pelos pacientes que aqui vi. Muitos menos a eficácia. Talvez tive sorte, espero que não. Espero que seja sempre assim. Não me custará pagar impostos, nem casamentos reais, se o serviço continuar a ser 5 estrelas!
Olá!
ResponderEliminarAntes de mais: Feliz Ano Novo e votos de um 2013 com menos sobressaltos. Isso de entrar no ano com um só pé (o direito)é uma expressão, escusavas de levar tão a peito... ou ao pé... olha já me baralhaste! :-O
Fico feliz que tenhas sido bem atendida e estejas a fazer progressos.
Quanto à simpatia (repetida) com que foste atendida, pergunto-me se não estará relacionada com uma cultura de medo de processos judiciais e de reclamações.
Culturas onde as pessoas reclamam no momento e no forum certo, a reclamação é mais forte e leva à ação, ou bem por medo de retaliações ou bem por sede de excelência.
De qualquer das formas, é um caminho que leva à qualidade e como tal sou a favor, desde que não ganhe os contornos ridículos que às vezes ouvimos falar nos EUA.
Quanto à qualidade do NHS é um caminho longo que eles têm vindo a percorrer e as opiniões dividem-se.
Sugiro-te a leitura deste artigo, que curiosamente li ontem:
http://www.economist.com/news/britain/21569038-health-secretary-has-made-intriguing-start-tough-job-styling-himself-patients
Namasté!
Olá Ahimsa,
ResponderEliminarComeçei o ano com o esquerdo a 'funcionar', não sei se é bom ou mau. Mas como aqui conduzem à esquerda talvez seja um bom prenúncio.
É precisamente por ter ouvido histórias horríveis sobre o NHS que estava receosa e fiquei contente por ter tido uma experiência tão positiva até agora. Sinceramente, pouco me interessa se a simpatia é forçada pelo medo dos processos. Não me pareceu mas talvez sejam bons actores, quem sabe. Até os médicos parecem 'menos lobby' e com menos 'crista' por aqui.
Os americanos criticam o NHS porque não têm nada para dar à população para além do sistema privado, só ajudam se chegares à situação de sem abrigo.
Como diz um amigo meu, só as situações que correm mal é que vêm para os jornais aqui, não as que correm bem, todos os dias, e os casos de sucesso, o que não deixa de ser verdade. Vamos a ver o que futuro trará. Beijinhos
8/01/2013
ResponderEliminar11h-entrada no centro saude sete rios para consulta marcada há 2 meses para as 12h. 14.30h vim embora cheia de nervos, depois de ter pago a consulta e o parquimetro- E muito mal atendida pelas funcionárias. Já reclamei!
Potugal de 3ºmundo:(
Anocas: não foi uma espera muito longa, para o que já ouvi. Ser mal atendida é que não!
ResponderEliminarOlá,
ResponderEliminarSó para esclarecer que quando digo que as opiniões dividem-se é dentro do R.U. e não nos EUA. :-) Apercebi-me disso no artigo da Economist que te remitia.
Num mesmo hospital em Portugal, com meses de intervalo, a minha mãe foi atendida e tratada de formas radicalmente opostas. Correu tão bem da primeira vez que foi lá da segunda vez, apenas para jurar "nunca mais!" :-)
Pois. Se calhar, a julgar pela experiência da tua mãe, a tal cultura do 'medo do processo' não será má ideia. Beijinhos
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
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