sábado, 19 de janeiro de 2013

Livros sem sangue nem veias

 Biblioteca de Lyme Park


 Highclere Castle

Há um facto que considero triste sempre que visito as mansões, e casas senhoriais, da aristocracia inglesa. As bibliotecas, que são normalmente enormes e têm livros publicados há séculos, não são usadas. Há um esforço imenso por manter as casas em bom estado de conservação, e os livros são retirados das estantes, uma ou duas vezes por ano, para serem limpos de determinada forma, para não se estragarem. Isto normalmente acontece nas fases em que as casas não estão abertas ao público. Mas os livros, milhares deles, relíquias, não são lidos, nem usados. Literatura sem sangue nas veias...

Quando visitei a fabulosa mansão Pollesden Lacey, a determinada altura meti conversa com uma das voluntárias e perguntei sobre os livros, se eram usados. «Não, apenas são limpos. Temos de ter cuidado porque alguns são muito antigos. Mas caso queira ver um livro em específico pode nos pedir, trataremos de lhe dar luvas e terá um funcionário ao seu pé», disse amavelmente. Como é que é possível deixar inutilizados tantos livros? Não haverá uma forma de usá-los e mantê-los em bom estado? Afinal, para que serve um livro fechado?

E falando de aristocracia, depois de ver o último episódio (especial Natal) de Downton Abbey perdi o interesse pela série. Não sei se vou continuar a seguir, e acho que sem a tal personagem (e mais não digo porque há quem possa não ter visto ainda) a série não faz sentido. Já Highclere Castle quero visitar mas não está fácil. Uma pessoa tenta arranjar bilhetes e parece que está tudo esgotado até 2056... (Tenho quase a certeza que a culpa é da febre americana) Amigo P. fala lá com a tua amiga Duquesa e vê se nos arranjas bilhetes para este ano. Pode ser? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário