domingo, 24 de fevereiro de 2013

Dumfries House e o príncipe Carlos





Não vou muito à pala com o príncipe Carlos, por várias razões que agora não interessam referir. Mas tenho que admitir que tem apoiado e abraçado projectos que têm tido um grande impacto em determinadas zonas do país. Desde a sua organização de caridade 'The Prince's Trust', que tem ajudado milhares de jovens de classes desfavorecidas a conseguir formação e emprego, aos projectos de regeneração como este, da casa senhorial Dumfries House, na Escócia, uma propriedade aristocrática que estava ao abandono. 

Com a ajuda e visibilidade do príncipe Carlos, foi pedido um empréstimo bancário de 20 milhões de libras para reconstruir a casa e recheá-la com mobílias e tapetes que recriam a época em que foi construída, século XVIII. A casa está hoje aberta ao público e pode ser visitada, como qualquer museu, com guias formados que explicam o que se passou por ali. Para além disso, na vasta propriedade circundante, há um projecto imobiliário cujas vendas das casas ajudarão a suportar os custos de manter Dumfries House aberta, há um café/restaurante na propriedade para o conforto dos visitantes, foram criados postos de trabalho e parte da propriedade é usada para a organização de eventos, casamentos e afins. 

Esta é uma zona desfavorecida da Escócia, a 45 minutos de Glasgow, que recebeu investimento numa altura de recessão. O documentário que publico explica muito mais coisas. Vale a pena ver! 

Sem comentários:

Enviar um comentário