sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Teoria das semilhas



Quando vivia na Madeira, e ajudava a minha mãe na preparação das refeições familiares, lembro-me que havia apenas batata branca ou vermelha, e em determinada altura do ano batata nova. Sei que a batata branca é mais frágil e que o seu uso é adequado para sopas. A vermelha é mais rija, sendo melhor para pratos secos, na forma cozida.
A Madeira não prima pela variedade em termos de produtos hortículas e agrícolas em geral. A gastronomia é óptima mas não é muito variada.
Basta ver a quantidade de pratos que gostaria de confecionar, quando vou de férias - o meu primo gosta de experimentar coisas diferentes - mas não posso porque metade dos ingredientes que preciso não existem. Mas o que existe é de grande qualidade. Aliás, nunca comi frutas nem verduras tão saborosas como as madeirenses.
Por aqui a variedade de batata é enorme. Existe batata específica para fritar, para puré, para assar, para sopas, para cozer, é uma coisa incrível. E, da minha experiência, as recomendações são mesmo adequadas. Basta tentar usar a batata errada para determinada 'função' e nota-se logo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário