quinta-feira, 30 de maio de 2013

Charlecote Park e Mary Elizabeth Williams


Comecemos pelo início, a propriedade histórica que visitamos no Sábado: Charlecote Park. 
Está nas 'mãos' da mesma família desde o século XII, os 'Lucy'. A guia fez questão de esclarecer que os actuais 'Lucy' são jovens, têm dois filhos (homens) pequenos, e vivem ainda numa parte privada da mansão. A herança via filho varão está assegurada. 
A propriedade é enorme, tem jardins a perder de vista e fica aos pés do rio Avon. O tempo estava um espectáculo, com sol e quentinho, e aproveitei os jardins imensos e a relva fofa para descansar o esqueleto.
É uma casa típica da dinastia 'Tudor', embora tenha sido mudada e alterada ao longo dos séculos.
A decoração interior é, por exemplo, quase toda Victoriana. A rainha Isabel I, filha do rei Henrique VIII, passou duas noites na mansão e Shakespeare gostava de caçar, ilegalmente, na propriedade. Chegou a ser apanhado pelo dono da casa que o levou à justiça. Mais tarde o poeta vingou-se numa das peças de teatro, escrevendo coisas não muito abonatórias sobre o aristocrata. 
Uma das histórias que achei mais interessantes foi a de Mary Elizabeth Williams, que casou com o herdeiro da casa, George Lucy, e veio viver para Charlecote em 1823. Era filha de nobres muito ricos, do País de Gales, e escreveu um diário sobre a sua vida e da família, com informação muito interessante. Ao que parece, não queria casar com o futuro marido mas acabou por amá-lo e foram muito felizes.

No diário relatou, entre outras coisas, episódios da grande viagem que fez com o marido e filhos pela Europa, durante dois anos, onde acabou por perder um dos filhos bebé. Teve uma vida repleta de alegrias e tragédias, com a morte de alguns dos filhos, mas segundo consta revelou ser uma mulher forte e positiva. Sabe-se que gostava de tocar harpa, tirei foto da sua harpa e uma 'foto da foto' da senhora em questão... 
O diário que escreveu está publicado em livro (Mistress of Charlecote) e é considerado um documento importante para melhor entender a sociedade britânica do século XIX, até porque não era comum senhoras do seu estatuto escreverem diários tão pormenorizados sobre a sua vida, desafios, gestão de uma grande casa senhorial etc.

A harpa de Mary Elizabeth Williams

 Foto da senhora tirada pouco tempo antes de falecer (1803-1890)

Outra informação curiosa são as ovelhas que estão na propriedade, que são de raça portuguesa 'Jacob'. Não percebo nada de ovelhas, nem sei qual o nome da raça em português. O facto é que um dos donos da casa, George Lucy, em 1756, comprou ovelhas desta raça em Portugal e ainda hoje existem descendentes na propriedade. 
Charlecote Park tem restaurante, gelataria, área para piqueniques, duas livrarias com livros em segunda mão, veados e ovelhas a passear pelo parque, loja de lembranças, loja gourmet etc, mas é sobretudo um oásis de tranquilidade. Recomendo vivamente!

 Ponte antiga em Charlecote Park

Sem comentários:

Enviar um comentário