domingo, 12 de maio de 2013

O cemitério de Highgate


Uma visita improvável, podem alguns pensar. Mas o cemitério de Highgate, no norte de Londres, é um local muito interessante, carregado de história e última morada para vários ilustres como Karl Marx. Um ex-aluno já me tinha falado que valia a pena visitar, e ontem resolvi ir explorar e aproveitar o facto de uma querida amiga trabalhar como guia voluntária. 
Quando foi construído, em 1839, Highgate foi o primeiro cemitério privado de Londres. Hoje é também um espaço protegido, de relevância histórica, e uma reserva natural. Devo confessar que, embora não estivesse com receio, a ideia de andar a 'passear' pelos túmulos tinha qualquer coisa de sinistro. Mas é um espaço com uma mística incrível, com muita paz e sossego, embora ache que não gostaria de andar por ali sozinha. 
A guia - a nossa querida M. - explicou que quando foi construído o cemitério situava-se fora de Londres, era numa zona rural rodeada de quintas agrícolas. Hoje não só faz parte de Londres, cujas fronteiras se expandiram, como é considerada uma zona nobre e cara.
Existem ali árvores centenárias, flores selvagens mas também túmulos e catacumbas com uma arquitectura muito interessante. Entrámos num dos túmulos e confesso que tive algum receio, pois estava escuro, a guia tinha uma lanterna, e haviam caixões encaixados nas prateleiras há décadas, ou séculos. 
Para além de Marx, que atrai muitos visitantes, estão sepultados muitos escritores, historiadores e as suas famílias. Os pais, alguns dos filhos e a esposa de Charles Dickens estão ali enterrados, e o escritor chegou a visitar várias vezes o túmulo da filha Dora, que morreu ainda criança. O espião russo Alexander Litvinenko, que foi envenenado há poucos anos, Norman Warne, da família de editores que resolveram apostar no livro de aventuras do coelhinho Peter Rabbit, de Beatrix Potter, que se tornou um fenómeno da literatura infantil. Beatrix Potter e Norman apaixonaram-se e ficaram noivos secretamente, até que ele faleceu quando ela estava de férias com a família em Lake District, e não soube da morte do noivo até regressar a Londres. O filme sobre a vida de Beatrix Potter, com a actriz Renee Zellweger, explora esta bonita história de amor, que não era bem vista pela família Potter, que os dois tinham a intenção de formalizar. A escritora fez muitas visitas ao cemitério para colocar flores na campa do amado.  
E muitas mais histórias nos foram contadas, mas deixo estas para vos dar uma ideia. Vale bem a pena pagar para fazer a visita guiada, e aprender sobre a história do cemitério e dos seus moradores permanentes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário