sábado, 27 de fevereiro de 2010

Charles II e Catarina de Bragança

Tudo começou com o meu interesse em saber mais sobre Catarina de Bragança, a infanta portuguesa que casou com Charles II, e se tornou rainha de Inglaterra, em 1662. A união era importante para Portugal porque, casar uma princesa portuguesa com um rei inglês, era uma forma de reafirmarmos a nossa independência de Castela, e 'obrigarmos' a Europa a fazer o mesmo.
Pouco depois, a jornalista e escritora Isabel Stilwell publicou uma excelente biografia sobre Catarina de Bragança, que vem complementar o conhecimento sobre esta figura histórica. As fontes britânicas falam da rainha portuguesa após a chegada a Inglaterra, classificam-na como uma figura franzina, apagada e pouco atraente. A biografia de Isabel Stilwell fala da infância de Catarina, do período histórico e dos desafios que se colocam a Portugal, e da relação da rainha com Charles II. É verdade que o monarca vivia rodeado de amantes. Mas também é verdade que nunca se divorciou da rainha portuguesa, apesar de poder fazê-lo, visto que Catarina de Bragança nunca conseguiu engravidar. A corte e o parlamento tentaram influenciá-lo nesse sentido, mas o rei nunca quis seguir esse caminho, respeitou a rainha à sua maneira, e ficou casado com ela até a morte dele. A série da BBC retrata de forma intensa, e interessante, este período histórico. Devo dizer, no entanto, que a actriz que interpreta o papel de Catarina de Bragança fala muito mal português (com erros), e a poderosa BBC poderia ter dispendido mais umas libras para fazer bem essa parte, ou então convidar uma actriz portuguesa para entrar na série.
O livro é um excelente romance histórico, que utiliza uma vasta bibliografia. Ao contrário do que se diz, não foi dona Catarina de Bragança que introduziu o hábito do chá inglês. Esse hábito já havia, mas tornou-se refinado. O chá bebia-se em chávenas de cerveja. Com a chegada de Catarina, e o seu gosto por beber chá, passou-se a utilizar chávenas de porcelana.

4 comentários:

  1. ah, amiga..... Será que agora sou eu que te pedirei um livro?????

    ResponderEliminar
  2. Adorei o livro!
    Agora estou a ler o da Filipa de Lenv«craste. Dizem que consegue ser mais viciante!

    ResponderEliminar
  3. Tati: voce gostaria de ler esta biografia?

    Lapis: tambem tenho esse, e vou ler em breve. Beijnhos

    ResponderEliminar
  4. AMARIA!!! Procurei no ebay e na Amazon mas não achei!!

    ResponderEliminar