segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Laura Bassi

Quando visitei o museu da Universidade de Bolonha, muito rico no que toca a ciências e físico-química, vi um quadro de uma 'donna' que me intrigou. Era Laura Bassi, e dizia que foi a primeira mulher a leccionar numa universidade. 'Apontei' o nome no telemóvel, como faço tantas vezes, para me dar tempo de investigar mais qualquer coisa.
Laura Bassi nasceu em Bolonha em 1711. Foi cientista e a primeira mulher a leccionar num colégio universitário. Nasceu numa família abastada e em 1731 tornou-se professora de anatomia, na Universidade de Bolonha, tinha 21 anos, integrando igualmente a Academia das Ciências. Casou em 1738 com um colega também professor e tiveram 8 filhos. Depois disso, começou a trabalhar a partir de casa, a fazer investigações, e pressionou a Universidade a lhe aumentar o salário, de modo a ter mais condições para fazer o seu trabalho. Um acto ousado para uma mulher da altura. Era uma admiradora de Newton e divulgou as suas teorias, durante os 28 anos em que deu aulas de física.
O papa Benedito XIV convidou-a a integrar um restrito grupo de 25 académicos que faziam parte dos Benedettini. A decisão foi contestada, pois era a única mulher no grupo. Publicou diversos artigos académicos e ficou como regente do departamento de Física da Universidade de Bolonha, em 1776, sendo o seu marido assistente. Uma mulher muito 'a frente.

1 comentário: