quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Uma Pippa (Middleton) cheia de massa


'Celebrate'. É o título do livro de Pippa Middleton, a irmã da Duquesa de Cambridge, que pretende ajudar comuns mortais na organização de festas e eventos, de aniversário, Halloween, Natal, jantares de amigos etc. Pippa Middleton achou que estava na altura de partilhar o que sabe, e o que tem aprendido na empresa familiar 'Party Pieces'.

A irmã mais nova de Kate Middleton começa por dizer que se tornou conhecida, mundialmente, devido ao namoro de Kate com o pretendente ao trono inglês, e por ter um 'rabo' que se tornou famoso durante o casamento real... Factos que não a definem, acrescenta.

Li algumas críticas nada favoráveis ao livro, as vendas também têm sido fraquíssimas. No entanto, a Ms Middleton recebeu a "módica" quantia de 400 mil libras, como adiantamento, antes da publicação do livro... Valores que escritores conceituados, e com provas dadas, não recebem. Mas também nem todos são irmãos da futura rainha de Inglaterra...


Como não queria formar opinião só pelo que os outros diziam, resolvi ir à procura do livro. Primeiro fui à livraria Waterstones mais próxima do trabalho, no edifício da London School of Economics. É um espaço que tem sobretudo livros de sociologia, economia e política, visto que a maioria dos clientes são os alunos da LSE. Não encontrei o livro e confesso que tive vergonha de perguntar se tinham... Ladeada por títulos tão bons, e ir perguntar pelo livrinho das receitas da Pippinha não estava com nada...

Até que num dia em que aguardava a chegada da minha amiga C, no café da Waterstones de Trafalgar Square, aproveitei o atraso da minha amiga para ver o livro. E o que posso dizer? Primeiro que está dividido por estações do ano, tem imagens giras mas também tem comentários absolutamente básicos. Exemplos:

No Outono o tempo fica mais frio, marca o fim do Verão e um novo começo...

Se o tempo estiver bom, podem colocar a mesa lá fora para um chá de Outono...

O que decidir fazer para o almoço de domingo vai depender dos planos que tiver para o fim-de-semana...

Depois do almoço de domingo, será boa ideia fazer uma caminhada para pelo menos tentar perder algumas das calorias ingeridas a mais...

As velas são perfeitas para o Natal, seja na mesa ou nas janelas...

O pequeno-almoço na cama pode ser qualquer coisa como chá e bolachas ou uma travessa cheia de iguarias e flores...

Oferecer algo mais do que vinho como aperitivo aos convidados é uma forma de ajudar a criar um ambiente mais relaxado...

Em suma, o tipo de informação e ideias que dá ao leitor podem ser obtidas online. Não se sente que Pippa seja uma 'expert' e que haja um conhecimento profundo sobre eventos e organização.

O livro tem algumas receitas simpáticas mas nada de muito diferente, ou apelativo. Gostava, no entanto, de tentar fazer um dia o 'Devil's Food Cake' de que ela fala, um bolo de chocolate que era o seu favorito e que lhe recorda as férias no Lake District, quando era criança. Se um dia fizer prometo que partilho a receita e as imagens.

Resumindo: penso que poderia ser uma obra mais interessante se Pippa Middleton tivesse escrito um livro para crianças, sobre como organizar festas infantis, jogos etc, visto que o livro tem algum material sobre isso.

De forma alguma daria as 25 libras que pedem pelo livro. Aliás, dois ou três meses após a publicação, uns dias antes do Natal, já estava à venda com 75% de desconto, ou seja, por menos de 7 libras, o que só demonstra que as vendas foram um fiasco e que a Pippinha não terá muitas razões para celebrar. 

3 comentários:

  1. Eu, não retirando o mérito da PIPA que é gira e tem estilo, é mais uma das que vai cavalgando uma onda que não é sua, mas que vai aproveitando...não a censura, se calhar fazia o mesmo, na mesma situação...A crítica que faz ao livro é uma boa crítica, porque eu tenho mais a ideia que lhe publicaram o livro por ela ser quem é, e não pelo facto de ser expert e isso reflecte-se na imagem que passa...

    ResponderEliminar
  2. Tambem acho que so publicaram o livro da Pippa, por se ter tornado famosa devido a irma.
    Sinceramente, este livro nao chamou a minha atencao. Mas, a parte em que falas no Devil's Food Cake sim. Foi o meu bolo de aniversario e estava delicioso.
    Por isso quando fizeres, nao partilhes apenas fotos e receita, mas umas fatias tambem, por favor.
    Pretty please!!! Hahaha :D
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  3. Hierra: sim claro, a opinião (ou crítica) é mesmo ao livro e não ao aspecto ou estilo de Pippa. E, claro, são apenas a minha opinião sobre o contéudo. Nunca compraria o livro. Beijinhos

    Lady Nini: my dear. Tive curiosidade em dar uma espreitadela ao livro, mas já vi que as tuas aventuras foram mais doces :). Quando/se fizer o bolo convido-te para um 'Afternoon Tea'.
    Beijocas amiga!

    ResponderEliminar