quinta-feira, 22 de julho de 2010

A maravilhosa viagem de Nils Holgersson




Comprei, recentemente, este grande livro cuja história fez parte do meu imaginário infantil. Quando os descobrimos em criança, sorvemos o conteúdo, aprendemos a lição e não exploramos o 'para além de'. Afinal a mente infantil é pródiga em desviar-se para outros assuntos, muito mais em dia e na moda.
'A maravilhosa viagem de Nils Holgersson', descobri mais tarde, foi escrito pela primeira mulher que recebeu o prémio nobel da literatura: a sueca Selma Lagerlöf. O livro foi uma encomenda do Ministério da Educação sueco para poder incluí-lo, como leitura obrigatória, no plano curricular. Selma Lagerlöf, que levava o seu trabalho muito a sério, fez uma extensa investigação sobre o país, características geográficas, tradições rurais, comportamento dos animais, etc etc, e em 1907 apresentou a obra. O livro foi, e continua a ser, um grande sucesso de vendas na Suécia. A mensagem é simples: a importância de respeitar os outros (animais incluídos) e de aprender as boas regras de relacionamento entre pais e filhos. O cenário é de aventuras, voando pelas regiões do país. O que eu (e a minha geração) tive foi a versão em desenhos animados. Foi um grande sucesso na altura, mesmo entre os adultos, e uma vez mais demonstra que as séries de animação podem não só difundir uma mensagem mas também instruir, aprendi imenso sobre a Suécia Quem é que não se lembra da musiquinha de abertura? Saudades do Nils. Adorava ter a série em DVD.

4 comentários:

  1. Movida exactamente pelo mesmo sentimento que tu, também eu comprei o livro há cerca de um ano. Infelizmente não posso dizer que o mesmo tenha tido um efeito hipnótico em mim, pelo que continua inacabada a sua leitura. Voltei a pegar-lhe recentemente mas abandonei-o uma vez mais. Sei que um dia ainda me vai saber muito bem lê-lo, mas esse dia ainda não chegou...
    E tu, já começaste a lê-lo?

    ResponderEliminar
  2. Ola' Formiguita

    Sim, comecei. Mas a forma como leio e' muito 'sui generis', sempre aos solavancos. 'As vezes tem a ver com a nossa disposicao mental para ler sobre determinados assuntos. Pego, por exemplo, num livro 3 vezes, leio e nunca acabo. Um dia volto a pegar e nao o consigo deixar, e vejo o maravilhoso produto que ali esta'. Com o Nils sera' o mesmo, espero eu. Mas gostava mesmo de ter a serie em DVD. Sera' que se vende em Portugal?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Oi!

    É mesmo isso: disposição mental para determinado tipo de leituras em determinadas alturas.

    Não sei se a série se vende em Portugal. Que eu me lembre, nunca a vi à venda. Costuma haver aquelas campanhas do Planeta Agostini (geralmente arrancam umas poucas em Setembro). Se entretanto o Nils for uma delas, eu aviso-te!

    : )

    ResponderEliminar
  4. Pois , vocês leram o livro em BD , ou não o conseguem ler...compreendo! Eu li-o há mais de 50 anos e fascinou-me de tal forma que não mais me esqueci ( vou ver se o leio de novo ...será desilusão ou não?) É um dos livros da minha vida ...porquê? Sobretudo porque nunca mais me esqueci...o que tem um grande significado não????

    ResponderEliminar